Contra reforma da Previdência, 1º de maio será unificado pela primeira vez
Sindicalismo
Atos do 1º de maio ocorrerão em todo o Brasil. Em São Paulo, será no Vale do Anhangabaú, a partir das 10h. E já no dia 15 de maio, início da greve geral dos professores, centrais convocam o Dia Nacional de Luta.
Os ataques do presidente Jair Bolsonaro aos direitos trabalhistas, sociais e previdenciários da população motivaram uma união inédita. Pela primeira vez na história do sindicalismo nacional, todas as centrais sindicais estarão no mesmo palanque na quarta-feira, 1, dia do trabalhador. As centrais CGTB, CSB, CSP-Conlutas, CTB, CUT, Força Sindical, Intersindical, Nova Central e UGT, além das frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, estarão juntas no ato unificado de 1º de maio, no Vale do Anhangabaú, em São Paulo, a partir das 10h.
Além da defesa do direito à aposentadoria, estão na pauta a luta pelos direitos trabalhistas, por emprego, direitos sociais, democracia, soberania nacional e a defesa de proposta de reforma tributária que assegure justiça social na arrecadação de impostos. Ainda como parte da agenda de luta, as centrais sindicais já aprovaram a convocação do Dia Nacional de Luta no dia 15 de maio, quando terá início a greve geral dos professores.
Confira a programação do 1º de Maio em algumas cidades:
Brasília – 13h – Ato do 1º de maio da classe trabalhadora no Taguaparque, com apresentações culturais de Vanessa da Mata, Odair José, Israel e Rodolffo, entre outras atrações locais. Também serão celebrados os 40 anos do Sindicato dos Professores de Brasília (Sinpro-DF).
Ceará – 15h – Ato unificado na Praia de Iracema, em Fortaleza, com concentração na Avenida Beira Mar, próximo ao espigão da Rui Barbosa.
Goiás – 14h – Concentração na Praça Cívica, em Goiânia, em frente ao Coreto.
17h – Ato político e atividades culturais com shows e outras atrações na Praça Universitária.
Mato Grosso – 16h – Ato político e cultural, com artistas regionais, na Praça Cultural do Bairro Jardim Vitória, em Cuiabá.
Pernambuco – 9h – Concentração na Praça do Derby, em Recife.
Piauí – 8h – Ato do 1º de maio na Praça da Integração, em Teresina.
Rio de Janeiro – 9h às 14h – Ato na Praça Mauá, com barraquinhas para coleta de assinaturas do abaixo-assinado contra a reforma da Previdência, além de outras atividades organizadas pelos sindicatos e movimentos populares.
14h às 17h – Os trabalhadores e trabalhadoras sairão em bloco pelas ruas, intercalando bloco e fala política das centrais sindicais e movimentos que compõem as frentes Brasil Popular e Povo sem Medo.
Rio Grande do Sul
Porto Alegre – 15h – Ato na Orla do Guaíba
Caxias do Sul – 14h – Ato nos Pavilhões da Festa da Uva.
Bagé – 14h – Concentração na Praça do Coreto, com caminhada pela Avenida 7 de Setembro.
Erechim – 10h – Concentração no Bairro Atlântico.
Passo Fundo – 14h às 17h – Ato no Parque da Gare.
Pelotas – 14h às 18h – Ato com mateada e atividades artísticas na Praça Dom Antônio Zattera.
Santa Maria – 10h às 17h – Atividades com ato ecumênico, almoço coletivo, apresentações culturais, mateada, lançamento do Comitê Regional contra a Reforma da Previdência e ato público no Alto da Boa Vista, no bairro Santa Marta.
Ijuí – 14h – Concentração seguida de ato na Praça Central.
São Paulo Capital – 10h – Ato unificado com apresentações artísticas e culturais e ato político. Entre os artistas confirmados para se apresentarem no Vale do Anhangabaú, região central da capital paulista, estão Leci Brandão, Ludmilla, Simone e Simaria, Paula Fernandes, Toninho Geraes, Mistura Popular, Maiara e Maraísa, Kell Smith e Júlia e Rafaela.
Osasco – 6h30 – 11º Desafio dos Trabalhadores, tradicional corrida e caminhada de rua do dia 1º de maio.
São Bernardo do Campo – 9h – Concentração na Rua João Basso, 231, com procissão até a Igreja da Matriz. 9h30 – Missa.
Sorocaba – 14h às 22h – O Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região organiza ato político-cultural no Parque dos Espanhóis, com a presença de Ana Cañas, Detonautas, Francisco El Hombre, entre outros.
Sergipe – 8h – Concentração do ato na Praça da Juventude – Conjunto Augusto Franco. Em seguida, caminhada em direção aos Arcos da Orla de Atalaia, onde ocorrerá um ato político e cultural com coleta de assinaturas do abaixo-assinado contra a reforma da Previdência.