350

Entidades sindicais se reúnem com autor do piso salarial da Enfermagem

Enfermagem

As entidades representativas da Enfermagem, CNTS, FNE e CNTSS, e as centrais sindicais, CUT, Nova Central e CSP Conlutas, se reuniram com o autor do PL 2564/2020, senador Fabiano Contarato (REDE/ES), na tarde da terça-feira, 14, para discutir o andamento do projeto e o papel do movimento sindical nas negociações em torno da pauta. A reunião foi solicitada pela Central dos Trabalhadores e trabalhadoras do Brasil – CTB.

O autor do projeto reafirmou seu compromisso com a defesa da integralidade do PL, tanto quanto aos valores do piso salarial quanto à manutenção da vinculação da jornada semanal de trabalho de 30 horas, além de defender a importância do diálogo com as Confederações, Federações e Sindicatos, legítimos representantes constitucionais dos trabalhadores. O senador também nega que tenha realizado qualquer contraproposta que altere o teor do projeto original de sua autoria. E que não compete a ele, como autor, apresentar uma nova proposta.

Para o Senador Fabiano Contarato, o PL 2564/2020 precisa ser pautado urgentemente no Senado Federal, uma vez que já existe parecer favorável da relatora, senadora Zenaide Maia (PROS-RN) para o projeto em sua íntegra.

No encontro, as entidades sindicais ratificaram a defesa contra retrocessos aos direitos dos trabalhadores. Os dirigentes presentes reforçaram que a retirada da vinculação da jornada de trabalho de 30h, redução dos valores do piso abaixo das médias salariais praticadas e a falta de componente que trate do reajuste para que o piso não vire teto representam imenso prejuízo aos trabalhadores da enfermagem em todo o país.

Recordando que na segunda-feira, 13, as entidades que compõem o Fórum Nacional da Enfermagem, Aben, Anaten, CNTS, CNTSS, Cofen e FNE, se reuniram com a senadora Eliziane Gama (Cidadania – MA) para agilizar a aprovação do projeto. Na reunião, ficou acordado que a senadora seria incumbida de dialogar com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM/MG), com o objetivo formalizar uma proposta oficial para que seja submetida às assembleias das categorias. Até o momento, a senadora não apresentou oficialmente uma contraproposta. O que houve foram debates sobre os valores. Caso esta proposta seja apresentada, as entidades se comprometeram a realizar assembleias e reuniões com a categoria para avaliar a medida.

Fonte: Com informações da FNE

4 opiniões sobre “Entidades sindicais se reúnem com autor do piso salarial da Enfermagem

  • Margarida

    Sigamos em frente!
    A enfermagem precisa de valorização!!!

    • Vania Maria Melo Fernandes

      É necessário que seja aprovado as 30h,e nosso piso salarial, precisamos ser.valorizados.
      ENFERMAGEM #VALORIZACAO #URGENTE#

  • Joanir dos Santos

    Vejo que será um avanço e viveremos novos tempos com a enfermagem valorizada e respeitada.
    Só deixo a pergunta se tudo está favorável porque estamos com essa enrolação para aprovação?

  • Enio Luiz Barbosa de Araujo

    As 30 horas humaniza a saúde preservando a saúde dos profissionais
    O piso salarial é excelente pelo valor que foi proposto pela senadora Gama
    Eu tenho 18 anos de técnico de enfermagem e recebo a nível de um salário mínimo
    70% do nosso salarial em cima do piso dos enfermeiros, mostrar que o nosso trabalho é valorizado
    Concordo

Deixe sua opinião

Enviando seu comentário...
Houve um erro ao publicar seu comentário, por favor, tente novamente.
Por favor, confirme que você não é um robô.
Robô detectado. O comentário não pôde ser enviado.
Obrigado por seu comentário. Sua mensagem foi enviada para aprovação e estará disponível em breve.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias relacionadas