136
Foto: Arquivo CNTS

Enfermagem realiza manifestação pelo piso salarial da categoria no próximo dia 5

Enfermagem

PL 2564/2020, que tramita no Senado, aguarda aprovação.

O Fórum Nacional da Enfermagem, composto pelas entidades representativas da Enfermagem Brasileira, realiza no dia 5 de agosto, em Brasília, às 12h30, o Ato Valorizar a Vida é Valorizar o SUS. O objetivo é chamar a atenção dos brasileiros e dos parlamentares para a aprovação do PL 2564/2020, que institui o piso salarial nacional da enfermagem vinculado a uma carga horária de 30 horas semanais para a categoria.

O ato será na Praça das Bandeiras, na Esplanada dos Ministérios, com a participação de trabalhadores, dirigentes e parlamentares. Além das manifestações, haverá audiência pública sobre o PL 2564 na Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados, às 15h. Todo o ato será transmitido pelo Facebook do Fórum e das entidades representativas.

No ano em que completa uma década de mobilização das principais entidades da Enfermagem no país – ABEN, Cofen, CNTS, CNTSS, FNE, ANATEN e ENEENF – o Fórum Nacional da Enfermagem pede a participação de todos neste grande ato e convida as entidades de base a se somarem na luta pela aprovação do piso salarial da enfermagem.

Vamos defender nossos direitos! Nossas vidas importam! Nosso trabalho tem valor!

Programação:

12:30 horas – Concentração

13 horas – Início do Ato “Valorizar a Enfermagem é Valorizar o SUS”

15 horas – Audiência Pública na CTASP da Câmara dos Deputados

 A Enfermagem pede socorro!

Nunca na História foi tão importante valorizar os profissionais da Enfermagem. Auxiliares, técnicos e enfermeiros estão entre as categorias que mais adoecem e morrem no combate à Covid-19. Neste período, as jornadas de trabalho se tornaram ainda mais exaustivas, afetando a saúde física, mental e emocional destes trabalhadores. Infelizmente, toda luta e sacrifício dos profissionais resultou em insensibilidade e desrespeito por parte dos empregadores, pois a categoria teve perda salarial de 11%, segundo o Dieese.

Na linha de frente do atendimento, os profissionais de enfermagem enfrentam também violência física, verbal e psicológica. Apenas 29% dos profissionais se sentem seguros em seus ambientes de trabalho, segundo dados da Pesquisa Perfil da Enfermagem no Brasil do Cofen e da Fiocruz. A pesquisa revela que 19,7% já sofreram violência no ambiente de trabalho, sendo: 66,5% violência psicológica, 26,3% verbal e 15,6% violência física.

Por tudo isto, estes profissionais necessitam de dignidade, respeito e valorização. A enfermagem está farta de aplausos e homenagens vazias. Os legisladores deste país precisam garantir que os trabalhadores da enfermagem exerçam sua profissão com dignidade. A Enfermagem exige respeito! A aprovação do piso salarial nacional representa valorização e dignidade para a categoria.

Redes sociais das Entidades do Fórum

Fórum – https://www.facebook.com/forumnacionaldaenfermagem

ABEN – https://www.facebook.com/ABEn-Nacional-202551919840028

COFEN – https://www.facebook.com/eucurtoaenfermagem/

CNTS – https://www.facebook.com/cntssaude

CNTSS – https://www.facebook.com/cntsscut/

FNE – https://www.facebook.com/portalfne

ANATEN – https://www.facebook.com/anatennacional

ENEENF – https://www.facebook.com/Eneenf

Contatos para Imprensa

Laura Glüer – (51) 999646797 (WhatsApp)

Guiomar Prates – (11) 989543972 (WhatsApp)

Cinthia Bispo – (61) 996964485

Uma opinião sobre “Enfermagem realiza manifestação pelo piso salarial da categoria no próximo dia 5

  • Verônica Santos de Jesus

    Dizem que o país não tem verba para mantê o salário dos enfermeiros. Absurdo, o país tem sustentado salário s altíssimo de certa categoria, a corrupção corre solta, e o país nunca quebrou por isso! O país não falta dinheiro, falta vergonha na cara de certas pessoas

Deixe sua opinião

Enviando seu comentário...
Houve um erro ao publicar seu comentário, por favor, tente novamente.
Por favor, confirme que você não é um robô.
Robô detectado. O comentário não pôde ser enviado.
Obrigado por seu comentário. Sua mensagem foi enviada para aprovação e estará disponível em breve.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias relacionadas