49
Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Diante de críticas, governo adia votação da PEC da Previdência na CCJ da Câmara

Reforma da Previdência

Votação da reforma da Previdência foi adiada para a próxima semana. Os partidos do centrão e a oposição articulam mudanças no texto da PEC 6/2019, que está na primeira etapa da tramitação no Congresso.

Depois uma semana intensa de articulações e muita obstrução, o governo saiu derrotado ontem, 17, na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados com o adiamento da votação do relatório do deputado delegado Marcelo Freitas (PSL-GO) da reforma da Previdência. Diante da pressão dos partidos do centrão, com apoio da oposição, por mudanças na proposta já na Comissão, o relator decidiu alterar seu parecer, o que jogou a votação para a próxima semana.

O plano do governo era concluir a votação da Proposta de Emenda à Constituição – PEC 6/2019 ainda nesta semana para evitar atrasos nas próximas etapas da tramitação. A proposta ainda precisa passar por comissão especial, antes de ser encaminhada ao plenário da Câmara dos Deputados. Na CCJ, ela seria analisada apenas quanto aos aspectos constitucionais. O texto apresentado pelo relator na semana passada considerou que o texto não tem cláusulas que ferem a Constituição, mas que diante da complexidade dos temas envolvidos, seria necessária mais uma sessão.

Entre os temas ‘complexos’ da reforma estão o fim da aposentadoria por tempo de contribuição e a implementação da obrigatoriedade da idade mínima para acesso à aposentadoria de 65 anos para os homens e 62 para as mulheres, aumento no tempo de contribuição mínima de 15 para 20 anos, regras que dificultam a concessão do benefício para os trabalhadores rurais e professores, mudanças as regras de concessão do Benefício de Prestação Continuada – BPC a idosos em situação de miserabilidade, que passaria a ser de R$ 400,00 a partir dos 60 anos ao invés de R$ 998,00, como é hoje, a partir dos 65 anos.

Os deputados também questionaram pontos da reforma que podem ser considerados inconstitucionais ou estão desvinculados da Previdência Social – como o fim do abono salarial para quem ganha mais de um salário mínimo e o fim da multa de 40% do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço – FGTS para quem se aposenta e continua no emprego.

A decisão de adiar a votação e retomar as discussões foi tomada após o presidente da CCJ, Felipe Francischini (PSL-PR), suspender a reunião. Até aquele momento, parlamentares contrários às mudanças nas aposentadorias conseguiam adiar o andamento dos trabalhos por mais de uma hora, valendo-se de dispositivos do regimento interno, como questões de ordem sobre atas e demais trabalhos. Na véspera, estratégia semelhante estendeu os debates por mais de 12 horas.

Força do centrão – Sozinho, o Planalto não tem os votos e precisa do centrão, grupo formado por PP, PR, PRB, DEM e Solidariedade. O problema, para o governo, é o discurso retórico, principalmente do presidente Jair Bolsonaro, com o qual ele hostiliza o parlamento, ao dizer que representa ‘a velha política’ – o que certamente está longe de ajudar a conquistar votos. O centrão quer ensinar a Bolsonaro que ataques à velha política, muito úteis em campanhas eleitorais, perdem a serventia no instante em que o presidente manda para o Congresso as emendas constitucionais que prometeu aos eleitores.

No caso da reforma da Previdência, o que Bolsonaro precisa no momento é de três quintos dos votos: 308 votos na Câmara e 49 votos no Senado. Sem os votos do centrão, o Planalto não atingirá essas marcas. Segundo informações do jornalista Josias de Souza, o centrão está indo para o tudo ou nada. “Em aliança com a oposição, o grupo apressa a votação da emenda constitucional que impõe o pagamento dos gastos que as bancadas estaduais enfiam dentro do Orçamento da União. Aceleram a emenda que transfere verbas federais diretamente para os prefeitos, sem a intermediação do governo federal. O centrão arranca na marra o que Bolsonaro se nega a negociar. Em vez de negociar a sério, levando à vitrine eventuais propostas indecentes, Bolsonaro prefere ficar irritado. O centrão não fica irritado, fica com tudo”, afirmou.

Modificações – Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, o líder do PSL na Câmara, o Delegado Waldir (PSL-GO), afirmou que o governo está sensível em acatar mudanças em relatório da Proposta de Emenda à Constituição, mas afirmou que a capitalização e a idade mínima continuarão no parecer do texto.

Se for para agradar o centrão, cinco pontos devem ser modificados no texto original: o fim da multa do FGTS paga a quem já é aposentado no caso de demissão; o abono salarial; a questão do Foro Nacional do Distrito Federal para a propositura de ações contra a União; a possibilidade de se alterar a idade máxima dos ministros do Supremo Tribunal Federal por meio de projeto de lei complementar; além da desconstitucionalização da Previdência.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que o governo está preparado para ceder em pontos da reforma da Previdência.

Fonte: Com informações de G1, Congresso em Foco, Brasil de Fato e Vermelho

Uma opinião sobre “Diante de críticas, governo adia votação da PEC da Previdência na CCJ da Câmara

  • Carlos Roberto franceschi

    Este é o pior governo que eu já vi em toda a minha vida está mais perdido do que cachorro que cai de caminhão de mudança.

Deixe sua opinião

Enviando seu comentário...
Houve um erro ao publicar seu comentário, por favor, tente novamente.
Por favor, confirme que você não é um robô.
Robô detectado. O comentário não pôde ser enviado.
Obrigado por seu comentário. Sua mensagem foi enviada para aprovação e estará disponível em breve.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias relacionadas