402

Trabalhadores da Ebserh aprovam greve a partir de 13 de maio

Nota Pública

A Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde – CNTS vem a público comunicar à sociedade que, após realização de assembléias locais pela categoria de empregados públicos, os trabalhadores da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – EBSERH deliberaram a decretação de greve por tempo indeterminado em defesa dos direitos dos trabalhadores e da saúde pública, a partir da próxima quinta-feira, 13 de maio.

Os trabalhadores chegaram a esta decisão após a Ebserh se recusar a negociar, deliberadamente, o ACT 2020/2021. Há mais de um ano o processo de negociações do acordo coletivo de trabalho esbarra em impasses. De um total de 65 cláusulas apresentadas pela categoria, a empresa rejeitou 52. Além de impor reajuste zero nas cláusulas econômicas, a Ebserh quer mudar a aplicação da regra para pagamento do adicional de insalubridade dos empregados, o que pode reduzir a remuneração de alguns trabalhadores em até 27%. A mudança nas regras de insalubridade é considerada cláusula pétrea e item inegociável para a categoria. Os trabalhadores não aceitarão as imposições da empresa que reduzem, excluem, anulam e eliminam os direitos dos empregados.

A CNTS pede o apoio e a compreensão de todo brasileiro. Lutar pelos direitos dos trabalhadores e melhores condições de trabalho não é crime. Os empregados da Ebserh merecem respeito e dignidade, sendo a greve um direito que lhes cabe diante dos sucessivos ataques da Ebserh e do governo federal, que mesmo em tempo de pandemia estão prejudicando a categoria e por consequência a população que necessita dos serviços de saúde.

Ressaltamos que os eventuais serviços essenciais serão mantidos na forma da lei. Destacamos que a Confederação seguirá à disposição para a negociação dos pontos que levaram a categoria à greve.

Brasília, 11 de maio de 2021.

Valdirlei Castagna

Presidente da CNTS

Uma opinião sobre “Trabalhadores da Ebserh aprovam greve a partir de 13 de maio

  • Zadkiel Mendes Pereira

    Mais do que justa a greve,pois é um descaso com os trabalhadores.No lugar de fortalecer,incentivar a melhoria da empresa,o governo só tem menosprezado e desestimulado os profissionais,principalmente aqueles da saúde.

Deixe sua opinião

Enviando seu comentário...
Houve um erro ao publicar seu comentário, por favor, tente novamente.
Por favor, confirme que você não é um robô.
Robô detectado. O comentário não pôde ser enviado.
Obrigado por seu comentário. Sua mensagem foi enviada para aprovação e estará disponível em breve.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias relacionadas