323
Foto: Roque de Sá/Agência Senado

Ministério da Saúde orienta conduta para casos suspeitos de reinfecção de Covid-19

Saúde

O objetivo é identificar os casos suspeitos de reinfecção para proporcionar monitoramento epidemiológico e laboratorial adequados.

Com o objetivo de identificar casos suspeitos de reinfecção pelo novo coronavírus no Brasil, o Ministério da Saúde divulgou a Nota Técnica 52/2020 onde estabelece orientações preliminares sobre a conduta frente a um caso suspeito de reinfecção da doença. O objetivo é identificar os casos suspeitos de reinfecção para proporcionar monitoramento epidemiológico e laboratorial adequados.

O documento da Secretaria de Vigilância em Saúde define o que é considerado um caso suspeito e detalha fluxos para notificação e envio de amostras para análise.

A suspeita de reinfecção ocorre, segundo a pasta, quando há dois resultados positivos do exame RT-PCR, com intervalo igual ou superior a 90 dias. Isso vale independentemente da condição clínica observada em cada um dos episódios de infecção respiratória. Para análise do caso, o Ministério reforça que é preciso haver disponibilidade das duas amostras biológicas, com conservação adequada.

As amostras dos dois exames são condição obrigatória para investigação dos casos suspeitos. Elas terão de ser enviadas juntas para o Laboratório de Vírus Respiratórios e Sarampo da Fiocruz, no Rio de Janeiro, ou para o Instituto Adolfo Lutz – IAL, em São Paulo, ou para o Instituto Evandro Chagas – IEC, no Pará. O local de análise é o que for referência para o Laboratório Central de Saúde Pública – Lacen do remetente.

Além disso, as requisições precisam ser cadastradas no Sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial – GAL, acompanhadas das fichas epidemiológicas e dos resultados do laboratório para os exames RT-PCR. A nota técnica também estipula que as amostras devem ser enviadas em embalagem de transporte UN3373 com gelo seco.

Para comunicação e esclarecimento de dúvidas relacionadas à suspeitas deve ser usado, prioritariamente, o e-mail gripe@saude.gov.br. Também no endereço eletrônico devem ser encaminhados as fichas de notificação do caso suspeito (e-SUS Notifica, SIVEP-Gripe e GAL) digitalizadas e um relatório de investigação do caso. Já a requisição padrão de transportes de amostras tem de ser preenchida e encaminhada para a Coordenação Geral de Laboratórios de Saúde Pública – CGLAB, no e-mail transportes.cglab@saude.gov.br.

De acordo com o Ministério da Saúde, que reforça a necessidade de identificar e monitorar os casos suspeitos de reinfecção pela Covid-19 “com o intuito de caracterizar o perfil epidemiológico de possíveis casos para adoção de medidas de vigilância, prevenção e controle”, o resultado será informado pela pasta ao fim das investigações. A nota explica ainda que recentes estudos publicados admitem a possibilidade de reinfecção pelo novo coronavírus em curto período de tempo, sendo preciso sistematizar casos suspeitos e, se necessário, “adequar os processos de vigilância, medidas de prevenção, controle e atenção aos pacientes”.

Fonte: Com Agência CNM

Deixe sua opinião

Enviando seu comentário...
Houve um erro ao publicar seu comentário, por favor, tente novamente.
Por favor, confirme que você não é um robô.
Robô detectado. O comentário não pôde ser enviado.
Obrigado por seu comentário. Sua mensagem foi enviada para aprovação e estará disponível em breve.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias relacionadas