23
Foto: Eduardo Lopes/Prefeitura de Campinas

Ministério da Saúde estenderá dose de reforço a toda a população adulta

Pandemia

O reforço poderá ser aplicado cinco meses após a segunda dose. Até o momento, medida incluía idosos, imunossuprimidos e profissionais de saúde.

O Ministério da Saúde anunciou na manhã desta terça-feira, 16, que todas as pessoas acima de 18 anos terão que tomar a terceira dose da vacina contra a Covid-19 no Brasil. O comunicado foi feito em entrevista coletiva para o lançamento da campanha Mega Vacinação. O reforço será aplicado cinco meses após a segunda dose. Dessa forma, já neste mês de novembro, há 12,4 milhões de pessoas aptas a receberem a dose de reforço.

Até o momento, a dose de reforço estava sendo aplicada apenas em idosos e em profissionais de saúde, em um intervalo de seis meses da última aplicação, e em imunossuprimidos, após 28 dias da última dose.

A vacina a ser usada na injeção extra deve ser preferencialmente a Pfizer, segundo orientação da pasta. Porém, também podem ser usados os imunizantes da AstraZeneca e da Janssen.

“Vamos ter uma cobertura vacinal maior da nossa população e evitar o que está acontecendo em alguns países da Europa, por exemplo. Podemos ser um case de sucesso para enfrentamento de uma possível terceira onda da Covid-19 “, afirmou o ministro Marcelo Queiroga. O ministro garantiu que o país tem doses suficientes para que “todas essas vacinas cheguem tempestivamente às mais de 38 mil unidades básicas de saúde do Brasil”.

21 milhões precisam tomar 2ª dose – Ainda de acordo com o Ministério, mais de 21 milhões de brasileiros estão em atraso para tomar a segunda dose dos imunizantes Pfizer, Astrazeneca e Coronavac. Por isso, o governo federal anunciou uma campanha de para incentivar a busca da segunda dose da vacina Covid-19. A campanha vai de 20 a 26 de novembro.

Fonte: O Povo e Estado de Minas

Deixe sua opinião

Enviando seu comentário...
Houve um erro ao publicar seu comentário, por favor, tente novamente.
Por favor, confirme que você não é um robô.
Robô detectado. O comentário não pôde ser enviado.
Obrigado por seu comentário. Sua mensagem foi enviada para aprovação e estará disponível em breve.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias relacionadas