Feessers avalia desafios do movimento sindical em Congresso Estadual
Sindicatos de Base
Para debater os desafios e tendências para o movimento sindical da saúde diante do resultado das eleições gerais, a Federação dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul – Feessers, em parceria com a CNTS, realiza hoje e amanhã, 22 e 23, em Porto Alegre/RS, o XIII Congresso Estadual com o tema central Política Pós-Eleições.
“O momento atual é de extrema importância para a pirâmide sindical, onde os sindicatos são a base, mas também a parceria das entidades confederativas se torna fundamental para promover a união de classe e a troca de suporte entre si”, avalia o presidente da Federação, Milton Kempfer.
A eleição de um Congresso Nacional mais conservador dos últimos 40 anos, ligado à pauta de segurança pública, agronegócio e direito patronal, pode regredir ainda mais a conquista de direitos trabalhistas e sociais da população. Para o secretário-geral da CNTS, Valdirlei Castagna, os movimentos sociais e sindical precisam se unir e intensificar a luta junto aos trabalhadores.
“Acredito que apenas uma luta em conjunto possa parar esses sucessivos retrocessos. Não vejo que as entidades, isoladamente, possam fazer alguma coisa. É necessária a integração de centrais sindicais, confederações, federações, sindicatos, movimentos sociais e a participação dos trabalhadores”, afirma.
Confira a programação:
22/11/2018
12h – Recepção aos Delegados
14h – Abertura oficial – FEESSERS/CNTS/ISP/CUT/FEHOSUL
14h30min – Painel: “Conjuntura Política Pós Processo Eleitoral” – O que esperar dos novos governantes e do novo parlamento.
Palestrante: André Luiz dos Santos – DIAP
Debatedores: Denise Motta Dau – Secretária Sub-regional da ISP, e Claudir Nespolo, presidente CUT/RS
Condutores: Elaine Fátima de Oliveira, presidente do Sindisaúde de Bagé e diretora da Juventude, Negro, Mulher e LGBT da FEESSERS, e Danilo Teixeira, diretor do Sindicato de Caxias do Sul e de Cultura Esporte e Lazer da FEESSERS
16h – Intervalo para cafezinho
16h15min às 16h55min – Debate com delegados
16h55min às 17h – Intervalo para cafezinho
17h às 18h – Teatro com o grupo Válvula de Escape (esquete sobre reforma trabalhista) e debate
19h30min – Jantar no local
23/11/2018
8h30min às 9h45min – Painel: Reforma Trabalhista – Avaliação do primeiro ano da entrada em vigor da Lei 13.467/2017. O que mudou nas relações de trabalho e na ação sindical.
Síntese sobre a situação da Reforma da Previdência
Palestrante: Escritório Airton Forbrig, assessoria jurídica da FEESSERS
Debatedores: Terezinha Perissinotto, diretora de Formação CNTS, e Andrei Rex, diretor de Formação da FEESSERS
Condutores: Margarete Resmini, diretora do Sindisaúde Santiago e das Mulheres da FEESSERS, e Carlos Airton Weber dos Santos, diretor do Sindisaúde São Borja e de Finanças da FEESSERS
9h45min às 11h30min – Debate com delegados
11h30min – Almoço
13h30min – Painel: Desafios e Propostas para a estrutura sindical da saúde para 2019 e 2020. Qual estrutura devemos buscar? Quais as lutas prioritárias?
Fortalecimento e Financiamento do Sistema Confederativo Sindical
Palestrante: Zilmara Alencar, assessoria jurídica da CNTS
Debatedores: Bianca D’Carla, presidente do Sindisaúde Pelotas, e Milton Kempfer, diretor-presidente da FEESSERS
Condutores: Lino Puhl, presidente do Sindisaúde Santa Rosa e secretário geral da FEESSERS, e Jucelaine Machado, diretora do Sindisaúde de Alegrete e suplente da executiva da FEESSERS
14h45min – Debate com delegados
17h15min – Encerramento com a leitura e aprovação das resoluções.