60
Foto: Júlio Fernandes/Ag. Fulltime

Em agosto, ato unificado em defesa do SUS reunirá mais de 5 mil pessoas

Defesa do SUS

Encontro acontece em Brasília, na Praça do Museu da República, com participantes da 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª+8)

No dia em que o Brasil celebra o Dia Nacional da Saúde, 5 de agosto, os participantes da 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª+8) vão realizar o Ato Nacional Unificado “Saúde, Democracia e Direitos Sociais”. O objetivo é reunir, na capital federal, na Praça do Museu da República, às 17h, milhares de pessoas que estarão no maior evento participativo do Brasil, a 16ª Conferência, organizada pelo Conselho Nacional de Saúde – CNS. Os ativistas se unem em defesa do Sistema Único de Saúde – SUS, que vêm passando por ameaças e retrocessos.

A etapa nacional da 16ª Conferência vai ocorrer de 4 a 7 de agosto, reunindo mais de 5 mil conferencistas de todo o país para deliberarem melhorias para as políticas de saúde, que vêm passando por um processo constante de desfinanciamento desde 2016, quando houve a aprovação da Emenda Constitucional 95, que congelou investimentos em saúde até 2036. Além disso, outras medidas e reformas recentes vêm trazendo agravos à saúde da população.

Cenário de retrocessos no SUS – O CNS está denunciando este cenário articulando agentes da academia, da sociedade civil, do congresso nacional e do judiciário brasileiro. Defender o SUS significa defender a Democracia, além de ações e serviços de saúde para a totalidade da população. Para mais de 75% das pessoas que vivem no Brasil, o SUS é a única opção de assistência à saúde.

As Conferências de Saúde são espaços fortes de participação política da população. Os conselhos de saúde constituem uma das principais expressões da democracia participativa. Eles integram a gestão administrativa e participam da formulação, planejamento e controle das políticas públicas, contribuindo para o fortalecimento da relação entre Estado e Sociedade. O ato será aberto para toda a população.

Fonte: Conselho Nacional de Saúde

Deixe sua opinião

Enviando seu comentário...
Houve um erro ao publicar seu comentário, por favor, tente novamente.
Por favor, confirme que você não é um robô.
Robô detectado. O comentário não pôde ser enviado.
Obrigado por seu comentário. Sua mensagem foi enviada para aprovação e estará disponível em breve.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias relacionadas

Siga a CNTS
nas Redes Sociais