124
Foto: Freepik

Vacina da Pfizer reduz transmissão do coronavírus, indica estudo

Coronavírus

Dados preliminares coletados em Israel apontam que imunizante é 89,4% eficaz na prevenção de infecções, trazendo esperança quanto à capacidade de vacinas para Covid-19 de frearem contágios, além de prevenirem doença.

Ainda não se sabe se quem é vacinado contra a Covid-19 pode ser infectado pelo coronavírus e transmiti-lo de forma assintomática para outras pessoas, mas um estudo realizado em Israel traz esperanças de que o imunizante desenvolvido pela Pfizer e a alemã Biontech seja capaz de frear a transmissão da doença.

Segundo dados preliminares do estudo, ainda não revisados ou publicados, a vacina da Pfizer-Biontech tem eficácia de 89,4% para evitar a transmissão do coronavírus Sars-Cov-2, incluindo casos assintomáticos. Infecções sintomáticas seriam reduzidas em 93,7%.

No estudo foram analisados dados de dezenas de milhares de testes positivos para o coronavírus. A eficácia de 89,4% significa que os pesquisadores constataram que, num determinado período, a proporção de diagnósticos de Sars-Cov-2 entre pessoas que receberam duas doses da vacina foi muito menor do que a entre pessoas não vacinadas.

O estudo foi conduzido pelas parceiras Pfizer e Biontech e pelo Ministério da Saúde de Israel. Quase um terço da população israelense já recebeu duas doses do imunizante da Pfizer-Biontech, fazendo com que o país tenha uma rica base de dados para estudos.

Os resultados preliminares da pesquisa foram obtidos pela agência de notícias Reuters na última sexta-feira, 19, após serem noticiados inicialmente pelo portal israelense Ynet. Vários veículos internacionais destacaram o estudo no fim de semana.

Os pesquisadores, no entanto, alertaram que a eficácia em termos de prevenção de infecções pode ter sido superestimada em razão dos métodos utilizados nesse estudo em particular, noticiou a agência de notícias DPA, que também teve acesso aos dados preliminares.

O especialista em saúde do Partido Social-Democrata alemão (SPD), Karl Lauterbach, apontou que, se os dados do estudo israelense se confirmarem, alcançar a chamada imunidade de rebanho seria possível por meio da vacinação. “Isso permitiria muito mais normalidade novamente”, afirmou, segundo a emissora alemã WDR.

Eficaz após primeira dose – Até o momento, só havia conhecimento científico quanto à proteção de vacinas contra a doença Covid-19 e não contra o contágio pelo vírus.

Estudos realizados em Israel concluíram que a eficácia da vacina da Pfizer-Biontech é de 95,8% depois da aplicação da segunda dose, segundo o Ministério da Saúde do país. O imunizante é 98% eficaz contra a manifestação de sintomas como febre e dificuldades para respirar e 99% contra internações, quadros graves da doença e morte, apontou a pesquisa. Análises anteriores já haviam apontado uma eficácia de 95% para a vacina.

Na última sexta-feira, um estudo, também conduzido em Israel, indicou que a vacina da Pfizer-Biontech é altamente eficaz após a aplicação da primeira dose. O imunizante tem eficácia de 85% de duas a quatro semanas após a aplicação, segundo pesquisa publicada na revista científica The Lancet.

Vacina suporta temperatura mais quente – Além disso, a Pfizer e a Biontech disseram que sua vacina pode suportar temperaturas mais quentes do que se pensava inicialmente, o que simplificaria potencialmente a complexa logística da cadeia de distribuição.

As empresas solicitaram ao órgão regulador dos Estados Unidos a permissão para que a vacina seja armazenada por até duas semanas em até 15 graus Celsius negativos, temperatura comumente encontrada em freezers e geladeiras farmacêuticas.

Sob as diretrizes existentes, a vacina da Biontech-Pfizer precisa ser armazenada a uma temperatura de entre 80 a 60 graus Celsius negativos até cinco dias antes do uso, um processo delicado que requer recipientes especiais para embarque e gelo seco para armazenamento.

Fonte: Deutsche Welle Brasil

Deixe sua opinião

Enviando seu comentário...
Houve um erro ao publicar seu comentário, por favor, tente novamente.
Por favor, confirme que você não é um robô.
Robô detectado. O comentário não pôde ser enviado.
Obrigado por seu comentário. Sua mensagem foi enviada para aprovação e estará disponível em breve.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias relacionadas