4793

De 10 municípios que adotam kit Covid, 9 tiveram taxa de mortalidade maior que a média do estado

Coronavírus

Os municípios com altas no índice estão espalhados nas regiões Norte, Nordeste, Sul e Centro-Oeste.

Um levantamento do UOL mostra que, em 10 municípios com mais de 100 mil habitantes que distribuíram oficialmente um kit com medicamentos para o “tratamento precoce” contra Covid, nove registraram uma taxa de mortalidade pela doença mais alta do que a média estadual. Segundo levantamento, as nove cidades que registraram taxa de mortalidade maior do que a de seus estados, apesar do “tratamento precoce”, são: Goiânia (GO), Campo Grande (MS), Natal (RN), Cuiabá (MT), Boa Vista (RR), Jundiaí (SP), Gravataí (RS), Itajaí (SC) e Cachoeirinha (RS). Os dados são do Ministério da Saúde e referem-se ao acumulado até quarta-feira, 20.

Dados de Parintins, no Amazonas, mostram que a cidade é a única exceção: tem uma taxa de mortalidade 1,3% menor do que a média do estado, que registra um acumulado de 159 mortes por Covid-19 por 100 mil habitantes – o dado do município é de 157 óbitos por 100 mil habitantes.

A Sociedade Brasileira de Infectologia – SBI, com base nos estudos científicos mais recentes e consistentes, afirma que não existe tratamento precoce para a covid-19. A SBI segue os protocolos semelhantes à Sociedade Americana e de outros países.

Com uma taxa de mortalidade de 58,3% mais alta do que a do estado, Itajaí, em Santa Catarina apresenta a maior diferença. Em Natal, capital do Rio Grande do Norte, a taxa de mortalidade pela doença causada pelo novo coronavírus é de 57,1% maior do que a do estado. A capital de Mato Grosso, Cuiabá, tem a terceira alta mais significativa, 50,7% mais elevada do que a do estado como um todo.

As prefeituras alegam que montam seus “kit Covid” com base em um protocolo do Ministério da Saúde.

Desde o início da pandemia, o presidente Jair Bolsonaro tem defendido o uso da hidroxicloroquina ou cloroquina no tratamento precoce do coronavírus. O ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, assumiu o cargo após os dois ministros anteriores – os médicos Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich – terem se recusado a adotar o protocolo defendido pelo presidente e que não tem eficácia nenhuma no tratamento da doença.

Vários estudos já apontaram a ineficácia dessas substâncias para prevenção e/ou tratamento da infecção causada pelo coronavírus. A revista científica “Nature”, por exemplo, uma das mais renomadas, publicou dois estudos no ano passado que mostravam que a cloroquina e a hidroxicloroquina não são úteis contra a Covid-19.

Fonte: Com UOL

3 opiniões sobre “De 10 municípios que adotam kit Covid, 9 tiveram taxa de mortalidade maior que a média do estado

  • Luiz Paulo da Silva

    É triste não aparecer um Brasileiro ou Instituição quê dê um FREIO Nesse Presidente CHARLATÃO , GENOCIDA e CRIMINOSO e Ele vai contínuar MATANDO ??? , será quê vamos ter quê esperar a Intervenção da ONU ou do TRIBUNAL DE HAIA ??? .

  • Luiz Carlos

    Taxa de mortalidade maior que a média é uma informação que deve ser analisada.
    A notícia e a correlação induz a pensar que o uso do tal kit foi responsável direto pelo aumento da taxa.
    Uma matéria publicada na BBC, diz que no Brasil, “80% dos pacientes que entubaram evoluíram para óbito”. É uma estatística.
    Outro “detalhe” é a investigação de cada óbito, período, faixa etária, morbidades pré-existentes, diagnóstico precoce ou tardio, quando começou o tratamento e como foi administrado, houve indicação médica, etc…
    A doença é nova e muito teremos que aprender ainda, porém, jamais a politização ajudará em alguma coisa.
    Trabalhos estão sendo utilizados em toda parte do mundo e até os resultados negativos são dados e precisam ser explicitados até para que não se repita.

    • Eric Grossi

      Correta afirmação, é someone uma correlação, mas sua variável negativa que é mais importante, ou seja, mostra claramente que estas substâncias NÃO ESTÃO diminuindo a mortalidade de COVID

Deixe sua opinião

Enviando seu comentário...
Houve um erro ao publicar seu comentário, por favor, tente novamente.
Por favor, confirme que você não é um robô.
Robô detectado. O comentário não pôde ser enviado.
Obrigado por seu comentário. Sua mensagem foi enviada para aprovação e estará disponível em breve.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias relacionadas