37

CNTS participa de simpósio sobre racismo e intolerância no MPT

CNTS

Não é só no olhar de discriminação, nas frases que ferem a igualdade racial ou em atitudes desrespeitosas que grupos negros são segregados por sua raça ou cor. O preconceito permeia outras esferas do cotidiano dessa população, que ainda enfrenta dificuldades para ocupar cargos de chefia e comando, ter acesso à educação, a posses e a salários equivalentes aos valores pagos aos brancos. Foi o que apontaram especialistas, estudiosos, juristas e representantes de comunidades quilombolas presentes no primeiro “Simpósio Negro, afro-religioso, quilombola: racismo e intolerância religiosa no Brasil e seus reflexos no mundo do trabalho”, promovido pelo Ministério Público do Trabalho – MPT, em Brasília.

Pesquisas mostram que sete em cada 10 profissionais negros já sentiu que perdeu uma vaga de emprego por conta de sua cor. Os dados mostram ainda que o racismo e o fato de ser negro estão entre as principais dificuldades que esses trabalhadores enfrentam no mercado, com 34% e 31% de citações, respectivamente. “O preconceito exclui força de trabalho. Isso limita a capacidade de produção e de crescimento de um país”, afirmou a oficial técnica de Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho, Thaís Faria, da Organização Internacional do Trabalho – OIT, durante o simpósio.

O objetivo do simpósio foi o de apresentar os desafios para a superação de estigmas raciais e religiosos, com foco na população negra, afro-religiosa e quilombola. A diretora de Assuntos de Gênero, Raça, Diversidade e Juventude da CNTS, Maria Salete Cross, representou a Confederação nos três dias de evento. “O Simpósio representou um espaço de reconhecimento, promoção e valorização da liberdade religiosa e da diversidade cultural, elemento imprescindível ao desenvolvimento das relações humanas no ambiente de trabalho, com respeito à diversidade”, afirma.

Desigualdade econômica – O ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Cláudio Mascarenhas Brandão, apontou a mudança na indenização por danos morais na relação de emprego – trazida pela reforma trabalhista – como um dos maiores obstáculos no combate ao racismo e à intolerância religiosa na atualidade.

A Lei 13.467/2017 estabeleceu limites para indenizações recebidas por dano extrapatrimonial na Justiça do Trabalho. A Lei prevê que a indenização decorrente de um mesmo dano moral terá valor diferente em razão do salário de cada ofendido. Para o ministro, a mudança é inconstitucional, pois “colide com o direito à ampla reparação e até com o Código Civil”.

O ministro também criticou a definição do valor da indenização pelo salário do trabalhador prejudicado. Ele destacou, ainda, que o trabalho é um “palco propício” para a discriminação. “Existe uma relação de poder, acompanhada de uma desigualdade econômica. E pode haver uma dominação, confundida com subordinação. Mas o que precisa ficar claro é que o contrato de trabalho não autoriza o empregador a dispor da pessoa do trabalhador”.

Sobre o Simpósio – O evento foi dividido em seis painéis temáticos, com cerca de 50 atividades, entre palestras, rodas de conversa e apresentações culturais. Foram abordados temas como escravidão negra e o mito da democracia racial; preconceito, racismo e intolerância religiosa; cotas raciais; genocídio do negro brasileiro; liberdade e intolerância religiosa no mundo do trabalho; atuação do MPT e da Justiça do Trabalho na área; dano moral e desafios da reforma trabalhista.

Para Maria Salete Cross, que acompanhou todas as palestras, o evento foi importante para que a Confederação esteja munida de dados e estratégias de enfrentamento ao racismo. Pois, segundo a dirigente, o combate à discriminação e o fortalecimento de políticas públicas destinadas à promoção da igualdade racial está entre as frentes de atuação da CNTS.

Deixe sua opinião

Enviando seu comentário...
Houve um erro ao publicar seu comentário, por favor, tente novamente.
Por favor, confirme que você não é um robô.
Robô detectado. O comentário não pôde ser enviado.
Obrigado por seu comentário. Sua mensagem foi enviada para aprovação e estará disponível em breve.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias relacionadas