78

CNTS apoia luta contra o câncer de mama e de próstata

Saúde

Os meses de outubro e novembro são dedicados à prevenção e ao combate ao câncer de mama e ao câncer de próstata, que tanto afligem mulheres e homens. Os nossos maiores aliados na luta contra essa doença são o conhecimento científico, a tecnologia e a informação. Por isso, a CNTS será, ainda mais, uma aliada na busca do viver saudável e convida as entidades filiadas e vinculadas a entrarem nessa luta.

O câncer de mama é um problema que mata milhões de mulheres todos os anos – e também pode acometer os homens, ainda que em muito menor escala.

A alta mortalidade dessa doença está relacionada à dificuldade de diagnóstico do tumor. Contudo, quando é precocemente identificada, a enfermidade pode ser tratada e apresenta altas taxas de sucesso, fazendo com que a mulher possa levar uma vida normal por muitos e muitos anos.Para incentivar a realização dos exames preventivos, a campanha Outubro Rosa surgiu na década de 1990, chegando ao Brasil no início dos anos 2000. Atualmente, o movimento está presente em todo o mundo e tem contribuído fortemente para a conscientização sobre esse problema.

Câncer de Próstata – Já no caso dos homens, o câncer de próstata é o sexto tipo de câncer mais comum no mundo e o de maior incidência entre os homens. Cerca de três quartos dos casos ocorrem em homens com mais de 65 anos. Quando diagnosticado e tratado no início, o risco de mortalidade é reduzido. Depois do aparecimento dos sintomas, mais de 95% dos casos de câncer de próstata já se encontram em fase avançada. Daí a importância da realização de exames regulares por meio do toque retal e da medição do nível de Antígeno Prostático Específico – PSA – no sangue.

Por ser uma doença que não pode ser evitada, o diagnóstico precoce é vital para aumentar as chances de cura, que podem chegar a 90%. De 10% a 20% dos casos não são detectados pela dosagem de PSA no sangue, portanto, o exame de toque é essencial por complementar a prevenção. Alguns fatores aumentam o risco da doença se desenvolver, como idade, histórico familiar, raça – maior incidência em negros –, alimentação inadequada, sedentarismo e obesidade.

E a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde não ficou de fora e apoia as campanhas. Pelo oitavo ano consecutivo, a CNTS vem incentivar a realização de exames preventivos, como forma de conter o aumento na incidência das doenças. Assim, homens e mulheres, entrem na luta da CNTS que apoia inteiramente a Campanha Outubro Rosa e Novembro Azul, e incentive, recomende os cuidados preventivos que se deve adotar contra as doenças. Afinal, na vida nada é mais importante que a saúde.

Deixe sua opinião

Enviando seu comentário...
Houve um erro ao publicar seu comentário, por favor, tente novamente.
Por favor, confirme que você não é um robô.
Robô detectado. O comentário não pôde ser enviado.
Obrigado por seu comentário. Sua mensagem foi enviada para aprovação e estará disponível em breve.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias relacionadas