
Após cinco semanas, ritmo de propagação da Covid-19 volta a subir no Brasil
Coronavírus
Índice indica que transmissão está fora de controle; país registrou quase 12 mil novos pacientes em 24 horas.
A propagação do novo coronavírus voltou a dar indícios de descontrole no Brasil após cinco semanas. De acordo com relatório do Imperial College de Londres, a estimativa de transmissibilidade ficou acima de 1 na última semana. Isso significa que cada 100 infectados podem contaminar mais de 100 pessoas e a relação segue crescendo a cada novo paciente.
O ritmo de contágio no Brasil não superava esse patamar desde setembro. O resultado atual não permite conclusões concretas sobre uma eventual nova tendência de maior velocidade na circulação do vírus. No entanto, vale ressaltar que o país tem índices de isolamento inferiores a 50% desde junho, segundo a startup de tecnologia e geolocalização Inloco.
Nesta terça-feira, 3, o total de infectados pelo coronavírus desde o primeiro registro no Brasil chegou a 5.566.049 pessoas. Em 24 horas, desde a segunda-feira, 2, foram confirmados 11.843 novos pacientes. Os dados foram divulgados pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde – Conass. Ainda de acordo com o Conass, a Covid-19 já matou 160.496 pessoas em território nacional. O número é o segundo maior do mundo, atrás apenas do valor dos Estados Unidos. O total de casos de Covid-19 no Brasil já passa de 5,5 milhões.
Queda nos testes – Um levantamento feito pelo G1 com dados do Ministério da Saúde apontou uma queda nos testes no país entre agosto e setembro; especialistas apontaram que isso pode indicar uma piora na capacidade em achar casos da doença.