30
Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

Sateal cobra de unidades de saúde o fornecimento de equipamentos de proteção para enfrentar o coronavírus

Coronavírus

O Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Estado de Alagoas – Sateal enviou documento a todas as unidades de saúde do Estado, públicas e privadas, reforçando a importância da adoção de medidas de segurança entre o corpo de profissionais que prestam assistência aos pacientes da unidade de saúde diante deste momento de pandemia relacionada ao vírus Covid-19.

O Sindicato já vem registrando denúncias de que hospitais não estão fornecendo os equipamentos devidos e as informações sobre protocolos de segurança estão sendo alteradas sem qualquer critério. O Sateal alerta que os profissionais devem denunciar as empresas que estiverem descumprindo com o fornecimento dos EPI’s.

“Os protocolos de horas para o uso das máscaras começaram com 3 horas para a troca, depois 6 horas a ponto de ser autorizado que as levássemos para casa e usássemos por dois dias. Já há profissionais que não receberam máscaras para substituir as descartadas”, diz uma das denúncias.

Cabe ressaltar que o uso do Equipamento de Proteção Individual – EPI’s é obrigatório, conforme Norma Regulamentadora NR – 32 além do protocolo de atendimento do Novo Coronavírus do Ministério da Saúde, publicado no dia 16 de março de 2020.

“É preciso alertar para a atenção redobrada e a aplicação de treinamento de segurança em saúde para os profissionais que estão na porta de entrada dos pacientes. Sobre os profissionais que fazem parte do grupo de risco, recomendamos que fosse dada atenção especial, e que se possível eles sejam remanejados ou ainda afastados dos locais de maior exposição a fim de evitar a propagação da doença em nosso estado”, destaca o documento.

Para o setor público, o Ministério da Saúde destaca que o protocolo visa orientar a rede de Serviços de Atenção à Saúde do SUS para atuação na identificação, notificação e manejo oportuno de casos suspeitos de infecção humana pelo novo coronavírus de modo a mitigar os riscos de transmissão sustentada no território nacional.

Fonte: Sateal

Deixe sua opinião

Enviando seu comentário...
Houve um erro ao publicar seu comentário, por favor, tente novamente.
Por favor, confirme que você não é um robô.
Robô detectado. O comentário não pôde ser enviado.
Obrigado por seu comentário. Sua mensagem foi enviada para aprovação e estará disponível em breve.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias relacionadas

Siga a CNTS
nas Redes Sociais