207
Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

MPT divulga diretrizes para a proteção aos profissionais da saúde durante a pandemia

Saúde

Nota técnica traz orientações sobre critérios para afastamento de trabalhadores, uso de equipamentos de proteção individual, dentre outras medidas.

O Ministério Público do Trabalho – MPT divulgou na segunda-feira, 31, nota técnica contendo diretrizes para a proteção de profissionais da saúde durante a pandemia. O documento foi emitido no último dia 26 e traz diversas orientações sobre afastamento de trabalhadores, uso de equipamentos de proteção individual, dentre outras.

O documento traz regras subdividas em medidas de vigilância, administrativas, de engenharia e logística, e biossegurança nos serviços laboratoriais. Entre elas está a adoção de estratégias de vigilância ativa, por meio de monitoramento diário dos trabalhadores, a elaboração de protocolo de triagem e afastamento de trabalhadores e a instalação de barreiras de vidro ou acrílicas nos balcões de atendimento nas recepções de unidades de saúde.

Entre as medidas da nota foi elaborada pelo Grupo de Trabalho do MPT estão dimensionar o quantitativo de profissionais de saúde em função da demanda de pacientes, notadamente os profissionais de enfermagem, incluindo uma reserva técnica a ser convocada em função das eventuais ausências e necessidades de afastamentos; manter equipe exclusiva para o atendimento de pacientes com Covid-19, que deverá permanecer em área separada e evitar contato com outros profissionais envolvidos na assistência de outros pacientes; manter o abastecimento de itens imprescindíveis de proteção individual – EPI, tais como máscaras N95/PFF2 ou PFF3, luvas de procedimentos, luvas cirúrgicas de alta resistência, aventais descartáveis e impermeáveis, batas ou capotes descartáveis e impermeáveis com gramatura adequada, óculos, protetor facial/face shield, propés, gorro ou touca, além de filtros de ar e material de higienização das mãos no pronto atendimento. Confira a íntegra do documento, clicando aqui.

Fonte: MPT

Deixe sua opinião

Enviando seu comentário...
Houve um erro ao publicar seu comentário, por favor, tente novamente.
Por favor, confirme que você não é um robô.
Robô detectado. O comentário não pôde ser enviado.
Obrigado por seu comentário. Sua mensagem foi enviada para aprovação e estará disponível em breve.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias relacionadas