131
Foto: Secom-PA

Fiocruz lança pesquisa para avaliar risco de exposição de profissionais de saúde

Coronavírus

Questionário online pretende ouvir trabalhadores e gestores de saúde sobre medidas de segurança e organização do estabelecimento de saúde.

Dados do boletim epidemiológico do Ministério da Saúde revelam que o Brasil acumula 180.028 profissionais de saúde diagnosticados com Covid-19. Destes, 163 perderam a vida em decorrência da doença. Para avaliar o quanto os profissionais de saúde estão expostos ao risco durante a epidemia do novo coronavírus, a Fiocruz lançou a pesquisa “Segurança do profissional da área de saúde durante o enfrentamento da infecção pelo novo coronavírus”. O questionário, desenvolvido pelo Centro Colaborador para Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente – Proqualis, tem como objetivo avaliar as medidas de segurança relacionadas aos profissionais da área de saúde e seus processos de trabalho, aos estabelecimentos de saúde e a medidas de desfecho e sua relação com fatores contribuintes para a infecção pela Covid-19.

Segundo a coordenadora de pesquisa do Proaqualis, Ana Luiza Pavão, o questionário “visa a contribuir para mapear as características relacionadas ao processo de trabalho desses profissionais em meio à pandemia de Covid-19, bem como as iniciativas que estão sendo realizadas pelos gestores nos estabelecimentos de saúde pelo Brasil”.

A pesquisa enfoca dois aspectos, o primeiro seria a adoção de medidas de segurança pelo profissional da área da saúde, em seus processos de trabalho, com foco principalmente no uso adequado de Equipamentos de Proteção Individual – EPI; o segundo seria a organização do estabelecimento de saúde em relação à oferta de equipamentos e insumos, limpeza e desinfecção dos ambientes, bem como indicadores de capacitação e acompanhamento dos seus funcionários.

Disponível via Google Forms para facilitar o acesso on-line por meio de celular, tablet ou computador com acesso à internet, o inquérito é composto do ‘Termo de Consentimento Livre e Esclarecido – TCLE’, que o profissional assinala a opção da concordância, as perguntas da pesquisa. Todo o processo dura no máximo, 15 minutos.

Para acessar o formulário para os profissionais de saúde, clique aqui, e para acessar o formulário para gestores de estabelecimentos de saúde, clique aqui.

Fonte: Fiocruz

Deixe sua opinião

Enviando seu comentário...
Houve um erro ao publicar seu comentário, por favor, tente novamente.
Por favor, confirme que você não é um robô.
Robô detectado. O comentário não pôde ser enviado.
Obrigado por seu comentário. Sua mensagem foi enviada para aprovação e estará disponível em breve.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias relacionadas