46

Entidades que compõem o FNE criam agenda conjunta de atividades para a Semana da Enfermagem

Enfermagem

Entre as atividades programadas pelo Fórum Nacional da Enfermagem estão a Marcha Virtual dos Profissionais da Saúde, a ser realizada no dia 12 de maio, das 14 às 17 horas; e audiência pública sobre as pautas da enfermagem, no dia 17 de maio. A audiência será realizada em conjunto com a Frente Parlamentar das 30 horas e a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Enfermagem.

Em reunião realizada no dia 1º de abril, as entidades que integram o Fórum Nacional da Enfermagem, CNTS, CNTSS, FNE, COFEN, ABEN, ANATEM e Eneenf, aprovaram e definiram atividades conjuntas em comemoração a Semana da Enfermagem, que acontece de 12 a 20 de maio, e também para o Dia Nacional de Lutas pela Valorização dos Profissionais da Saúde, que será comemorado no dia 17 de maio.

Uma das principais atividades programadas é a realização de uma grande Marcha Virtual dos Profissionais da Saúde, a ser realizada no dia 12 de maio, das 14 às 17 horas. A marcha virtual pretende reunir milhares de trabalhadores da saúde para debater as principais pautas da categoria, tais como, o projeto de regulamentação da jornada de trabalho em 30 horas semanais, piso salarial da enfermagem, aposentadoria especial, descanso digno, melhores condições de trabalho, dentre outros temas de extrema importância para a categoria.

O objetivo da marcha virtual também é pressionar o Congresso Nacional pela inclusão na pauta de votação de alguns projetos da categoria que há anos estão prontos para serem votados, mas que estão sendo engavetados pelos parlamentares. Ainda visando pressionar os parlamentares para a dura realidade dos profissionais da enfermagem, o Fórum Nacional da categoria, em conjunto com a Frente Parlamentar das 30 horas, presidida pelo deputado federal Mauro Naziff (PSB/RO), e a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Enfermagem, presidida pelo deputado Célio Studart (PV/CE), vão realizar audiência pública sobre as pautas da enfermagem, no dia 17 de maio.

Outra atividade programada pelo Fórum é o Ato Presencial em frente ao Congresso Nacional, no dia 20 de maio, às 17h. O ato tem como objetivo dar visibilidade a campanha pela aprovação dos projetos da categoria e prestar uma grande homenagem aos profissionais da saúde que perderam suas vidas no atendimento e no combate à Covid-19. Com a mobilização, as entidades que compõem o Fórum requerem também que haja uma audiência com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP/AL), para debater a inclusão na pauta de votação da Casa do PL 2295/2000, que regulamenta em 30 horas a jornada de trabalho da enfermagem e que tramita há 20 anos no Congresso Nacional.

O Fórum da Enfermagem e os trabalhadores da saúde que o compõem agradecem todas as formas de carinho e apoio que receberam de grande parte da sociedade, seja através de aplausos ou manifestações de reconhecimento. Contudo, estes aplausos e reconhecimentos precisam ser traduzidos em medidas efetivas que tragam melhores condições de trabalho para a categoria, com salários justos e uma jornada de trabalho digna. Os profissionais estão adoecendo e morrendo vítimas da Covid-19. Os trabalhadores da saúde são heróis, principalmente por suportar mais de um ano de pandemia, esgotados, com sobrecarga de trabalho e falta de equipamentos de proteção, mas eles não devem se tornar mártires no trabalho.

A enfermagem precisa mais do que aplausos. São 2.2 milhões de profissionais da enfermagem que merecem: jornada de 30 horas, piso salarial, aposentadoria especial, dimensionamento de equipes adequado, materiais de proteção individual. É isso que a categoria pretende cobrar na Semana da Enfermagem, que é de comemoração, mas, sobretudo, que servirá de reflexão e de luta por direitos justos. Nesta semana da enfermagem, tudo que a categoria pede é que os escutem, respeitem e lutem com e por eles.

Uma opinião sobre “Entidades que compõem o FNE criam agenda conjunta de atividades para a Semana da Enfermagem

  • clodoaldo vilarinho de miranda

    Para para todas as entidades que se juntam para manifestar de forma organizada os anseios dos profissionais da enfermagem. #tamujunto

Deixe sua opinião

Enviando seu comentário...
Houve um erro ao publicar seu comentário, por favor, tente novamente.
Por favor, confirme que você não é um robô.
Robô detectado. O comentário não pôde ser enviado.
Obrigado por seu comentário. Sua mensagem foi enviada para aprovação e estará disponível em breve.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias relacionadas