20
Foto: Pedro Guerreiro/Ag. Pará

Doze estados e o DF estão com taxa de ocupação de UTIs acima de 80%

Coronavírus

Levantamento expõe a situação alarmante em razão do aumento do número de casos da doença no país. Municípios retomam medidas rígidas para conter transmissão.

Ao menos 12 estados brasileiros e o Distrito Federal estão com taxas de internação por Covid-19 acima de 80%, nível considerado crítico. São eles: Acre, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia e Santa Catarina. E as internações por Covid-19 na rede pública do Brasil cresceram 8,7% em dez dias, segundo levantamento realizado pelo jornal O Globo, a partir de informações das secretarias estaduais de saúde. São cerca de 28,8 mil pessoas internadas pela doença em leitos de enfermaria e UTI do Sistema Único de Saúde. No dia 12 de fevereiro, eram aproximadamente 26,5 mil internados.

O quadro mais dramático é o do Ceará, onde 94% dos leitos de UTI estão ocupados. O estado do Maranhão é o que apresenta a menor taxa de lotação de leitos hospitalares no país e o único com percentual abaixo de 60%, registrando ocupação de 56,60% na segunda-feira, 22.

Em Minas Gerais, a taxa de ocupação geral de UTIs no estado é de 69,83%, sendo 1.353 internados com Covid-19, ou com suspeita da doença, em leitos de terapia intensiva do SUS no estado. A região do Triângulo tem 87,54% dos leitos ocupados.

Medidas para conter avanço – Com a alta nos casos de Covid-19, alguns estados adotam medidas para tentar conter o avanço da doença. A Bahia decretou na segunda-feira novas determinações para o toque de recolher, medida que também foi implementada no Ceará.

Araraquara, em São Paulo, que ficou com UTIs lotadas devido a uma escalada de casos da doença, implementou uma quarentena de 60 horas no domingo e se encerram na madrugada da quarta-feira, 24. Bancos ficaram fechados, supermercados só atenderam por delivery e a circulação de veículos e pessoas teve que ser justificada. As medidas foram impostas pela prefeitura diante da escalada de casos de Covid-19 no município, que já detectou casos da variante amazônica do vírus, e onde 98% dos leitos hospitalares estão ocupados.

Outros quatro municípios do interior paulista que ficam próximas a Araraquara também decretaram medidas de restrição. Os municípios são Américo Brasiliense, Boa Esperança do Sul, Rincão e Santa Lúcia. Com a decisão, além da paralisação de atividades não essenciais, as linhas de ônibus intermunicipais foram suspensas.

Também no interior de São Paulo, a prefeitura de São Bernardo do Campo anunciou que haverá toque de recolher na cidade a partir do próximo sábado, 27, entre 22h e 5h. Além disso, o retorno às aulas presenciais, que estava previsto para 1º de março, ficou para dia 15 do próximo mês.

O estado de São Paulo registrou, no início desta semana, o maior número de pacientes internados em unidades de terapia intensiva – UTIs, com Covid-19. O aumento do número de casos graves e a ocupação recorde dos leitos destinados ao coronavírus têm deixado as autoridades em alerta para a possibilidade de colapso em seus sistemas de saúde. Atualmente, a taxa de ocupação de leitos no estado está em 67,9%, um aumento de 5,6% em relação à semana anterior.

Uberlândia, na região do Triângulo mineiro, teve novo recorde de mortes causadas pelo coronavírus na segunda-feira, 22, com 19 registros, chegando a um total de 985 óbitos no município. Devido à alta demanda de pacientes, hospitais particulares da cidade suspenderam atendimentos. Os leitos da rede pública estão sendo readequados e consultas e serviços ambulatoriais direcionados para unidades básicas.

Em Chapecó, oeste de Santa Catarina, foi decretado toque de recolher entre 22h e 5h a partir dessa terça-feira, 23, além do fechamento de estabelecimentos de atividades não essenciais. Segundo o prefeito João Rodrigues (PSD), que anunciou as medidas pelas redes sociais, a cidade vive “o pior momento da pandemia”. As medidas valem até o próximo domingo, 28.

Fonte: Com O Globo e Estado de Minas

Deixe sua opinião

Enviando seu comentário...
Houve um erro ao publicar seu comentário, por favor, tente novamente.
Por favor, confirme que você não é um robô.
Robô detectado. O comentário não pôde ser enviado.
Obrigado por seu comentário. Sua mensagem foi enviada para aprovação e estará disponível em breve.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias relacionadas