72

CNTS e Federações realizam Plenária dos Dirigentes Sindicais da Saúde visando mobilizar a categoria

CNTS

Plenária virtual, que ocorrerá em 18 de junho, das 14 às 17 horas, tem como objetivo avançar na mobilização dos projetos do piso salarial nacional da enfermagem e na regulamentação da jornada de 30 horas da categoria. Além de fortalecer o protagonismo das entidades sindicais visando enfrentar as tentativas de subjugar os direitos dos trabalhadores da saúde.

Em meio à conjuntura política de desafios para avançar nas pautas da área da saúde no Congresso Nacional, principalmente, em relação ao piso salarial nacional da enfermagem e na regulamentação da jornada de 30 horas da categoria, a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde – CNTS, em conjunto com as Federações Filiadas e os Sindicatos Vinculados, realizará, em 18 de junho, a Plenária Nacional Virtual dos Dirigentes Sindicais da Saúde.

O objetivo da plenária, que ocorrerá no período das 14 às 17 horas, é fortalecer o protagonismo das entidades sindicais visando enfrentar as tentativas de subjugar os direitos dos trabalhadores da saúde. Somente com ações conjuntas e pauta unificada será possível avançar na aprovação dos projetos primordiais da enfermagem, principalmente neste contexto de pandemia, que são o Projeto de Lei 2295/00, que estabelece jornada de 30 horas semanais para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e o Projeto de Lei 2564/2020, que institui o piso nacional para a categoria.

Somente com com foco e união será possível também lutar contra o desmonte público que está a caminho através da PEC da reforma administrativa. Além de ser um caminho para a privatização do SUS, a malfadada PEC 32/2020 interfere na autonomia dos sindicatos, ao proibir que sejam celebrados acordos, editadas leis ou mesmo proferidas decisões judiciais que garantam aos empregados públicos o direito à estabilidade no emprego.

Entendemos que o momento é de união e de luta dos dirigentes sindicais e dos trabalhadores para contrapor os sucessivos ataques por parte da classe política para com os profissionais da saúde. “Há anos os trabalhadores ouvem apenas promessas e não há nenhuma ação para garantir direitos, valorização e dignidade aos profissionais. Ao contrário, apenas ataques aos poucos direitos que os trabalhadores lutaram tanto para conquistar. Está sob nossos ombros, lideranças sindicais, a luta pela aprovação dos projetos da enfermagem e pela rejeição à PEC 32, já que compete às entidades representativas dos trabalhadores promover a mobilização da base e debater com a classe política abrindo caminhos para a aprovação dos projetos de nosso interesse. Mais do que nunca é necessário mostrar aos trabalhadores da saúde que só a união é capaz de garantir direitos e valorização”.

Nesse sentido, a CNTS e suas federações filiadas conclamam aos sindicatos vinculados a participarem da Plenária Nacional Virtual dos Dirigentes Sindicais da Saúde, que servirá para fortalecer o protagonismo da classe trabalhadora e como antídoto para os ataques atuais e futuros.

Pauta do Evento: Aprovação do PL 2564/2020; Aprovação do PL 2295/2000; Rejeição à PEC 32/2020; Calendário de Mobilizações.

Inscrição – A plenária será composta por integrantes do sistema confederativo da CNTS, sendo permitido a inscrição de até dois dirigentes de cada sindicato, sendo um deles, de preferência, o presidente da entidade. Não sendo possível a participação do presidente, este poderá ser substituído por outro dirigente da entidade.

As inscrições serão realizadas no período até o dia 16 de junho, impreterivelmente, devendo para tanto ser preenchida corretamente a ficha de inscrição, conforme orientações no ofício de convite e remetida à CNTS no e-mail: cnts@cnts.org.br.

Assim que a inscrição estiver confirmada, à CNTS enviará o link e senha de acesso para os inscritos terem acesso à plenária.

Deixe sua opinião

Enviando seu comentário...
Houve um erro ao publicar seu comentário, por favor, tente novamente.
Por favor, confirme que você não é um robô.
Robô detectado. O comentário não pôde ser enviado.
Obrigado por seu comentário. Sua mensagem foi enviada para aprovação e estará disponível em breve.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias relacionadas