394
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

CNTS alerta que suspensão de exames médicos ocupacionais é mais um retrocesso

Direitos Trabalhistas

Nota Informativa do Ministério da Economia propõe a suspensão da obrigatoriedade de exames médicos ocupacionais, clínicos e complementares, por um prazo indefinido, enquanto durar o estado de calamidade pública. Para a CNTS, a nota consagra a desproteção daqueles trabalhadores que, no contexto de enfrentamento à pandemia do coronavírus, mais deveriam ser protegidos.

O Ministério da Economia publicou nota informativa que altera diretrizes da relação de trabalho durante a pandemia de Covid-19 no Brasil. Pela nota Informativa da Subsecretaria de Inspeção do Trabalho – SEI 19627/2020/ME, publicada em 29 de julho, fica suspensa a obrigatoriedade de exames médicos ocupacionais, clínicos e complementares, por um prazo indefinido, enquanto durar o estado de calamidade pública.

Entre outras medidas, a referida minuta propõe a suspensão, por prazo incerto, da realização dos exames médicos ocupacionais e foi encaminhada, como posição de governo, à Comissão Tripartite Paritária Permanente -CTPP, para discussão na 7ª Reunião Ordinária, agendada para os dias 13 e 14 de agosto de 2020.

A referida minuta é uma extensão da Medida Provisória – MP 927/2020, que também suspendia os exames médicos ocupacionais. A medida perdeu a validade no final do mês passado.

Para a CNTS, a nota consagra a desproteção daqueles trabalhadores que, no contexto de enfrentamento à pandemia do coronavírus, mais deveriam ser protegidos, conforme orienta a Organização Mundial da Saúde – OMS, a Organização Internacional do Trabalho – OIT e a Comissão Interamericana de Direitos Humanos.

A suspensão de exames médicos ocupacionais é lesivo aos trabalhadores e afrontoso à Constituição, pois decorre da permissibilidade escancarada que a Nota Informativa veicula em relação à suspensão das exigências administrativas em segurança do trabalho. O que significa dizer que é permitido desconsiderar as orientações das autoridades da saúde e das autoridades sanitárias, da fiscalização do trabalho e da própria Comissão Interna de Acidentes do Trabalho – Cipa, além da Norma Regulamentadora – NR 32, que tem por finalidade estabelecer as diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde, bem como daqueles que exercem atividades de promoção e assistência à saúde em geral.

Para a CNTS, as normas de medicina e segurança do trabalho são essenciais para organização dos profissionais de saúde, visando não somente a segurança do trabalhador, mas também do paciente e da população, não sendo facultado à União legislar para suprimir os mecanismos de controle assegurados na Constituição que tornam direito social a proteção do risco à saúde e segurança.

Aposta temerária com a saúde alheia – Para o Instituto Trabalho Digno, a flexibilização é absolutamente contraditória com o dever de tutela da saúde dos trabalhadores. Já que os exames médicos periódicos são fundamentais no acompanhamento permanente da saúde das pessoas expostas a agentes nocivos, decisivos para o diagnóstico precoce, esteio para fazer valer o direito à vida.

“Centenas de estressores físicos, químicos e biológicos continuam presentes no ambiente de trabalho mesmo na pandemia, que por si só já é uma anomalia funcional importante, assim como outros fatores de risco para o adoecimento humano. Suspender a realização de exames médicos pelo período de vigência do estado de emergência em saúde pública mais até 180 dias, é sinônimo de manter, durante todo o período, trabalhadores expostos, portadores ou não, contaminados ou não, em limbo de incertezas na medida em que há uma sugestão de omissão avaliativa médica aos mais diversos agentes deletérios à saúde. Uma condição que pode retardar o diagnóstico e tratamento precoce de muitas doenças, inclusive da Covid-19. Não há como abrir mão da execução dos exames ocupacionais sem que, concorrentemente, se coloque em risco a saúde e integridade física dos trabalhadores. Aspectos de segurança e saúde no trabalho trazem a correlação entre a Constituição Federal, e suas cláusulas pétreas, e a CLT”. Veja a análise completa do Instituto Trabalho digno, clicando aqui.

Deixe sua opinião

Enviando seu comentário...
Houve um erro ao publicar seu comentário, por favor, tente novamente.
Por favor, confirme que você não é um robô.
Robô detectado. O comentário não pôde ser enviado.
Obrigado por seu comentário. Sua mensagem foi enviada para aprovação e estará disponível em breve.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias relacionadas