Campanha busca sensibilizar sociedade sobre importância do Sistema Único de Saúde
Saúde
Com o objetivo de chamar a atenção para a importância do Sistema Único de Saúde, que completa, em 2018, 30 anos de existência, entidades brasileiras ligadas à saúde e justiça social lançaram a campanha SUS é Vida. “O SUS está presente no cotidiano, desde a qualidade da água que bebemos, na comida que pedimos nos restaurantes ou em outros estabelecimentos, até no saneamento básico. Vimos a necessidade de contribuir para esse momento de sensibilização, para que as pessoas saibam desta abrangência”, falou o coordenador nacional do projeto, Luiz Bassegio.
A CNTS apoia a campanha por acreditar que garantir os princípios constitucionais do SUS é assegurar justiça social e igualdade de direitos. “A Confederação, enquanto entidade nacional, está ligada historicamente a movimentos de defesa do SUS. A atual conjuntura política nos impulsiona a denunciar políticas que visam o desmonte do SUS, que é o mais abrangente e completo sistema de saúde do mundo”, defendeu o tesoureiro-geral da CNTS, Adair Vassoler.
Além da participação de representantes da classe artística, a campanha contará com depoimentos de usuários e usuárias do sistema público de saúde. De acordo Bassegio, “a proposta é mostrar que o SUS está bem mais além das unidades e postos de saúde, o que muita gente desconhece”.
Para divulgar a iniciativa, estão previstos vários lançamentos em eventos locais e nacionais. “Por meio desta campanha, esperamos que as pessoas despertem o sentimento de pertencimento de direitos básicos como é o caso da saúde. Afinal, o SUS é meu, é seu, é nosso. O SUS é vida!”, defendeu Luiz Bassegio. (Com informações Portal Direitos Sociais)