7

O papel da mulher nos espaços de luta e poder

Artigos

Lutar é uma das coisas que as mulheres aprendem desde pequenas para conseguir realizar conquistas, ocupar espaços. A necessidade de provar e comprovar competências e habilidades, muitas vezes, é constante. Algumas teimam e, nessa teimosia, forjam a resistência e a coragem que as acompanharão na vida adulta.

Na luta pelo direito das trabalhadoras, não é diferente. É preciso teimar, enfrentar o poder dos empresários endinheirados para assegurar que mulheres, maioria na força de trabalho da saúde, sejam respeitadas e tenham salários dignos e direitos minimamente preservados.

A cada ano, os desafios se renovam. As vitórias animam e dão novo fôlego às lutas. Mas são as derrotas, os impasses e os retrocessos que impulsionam a resistência. Não há trégua.

Os patrões, que lucram às custas de um povo adoecido e de uma mão de obra barata, não tem limites. Em 2022, recorreram ao Supremo Tribunal Federal para suspender os efeitos da Lei 14.434, que instituiu, após anos de mobilização e luta, pisos salariais nacionais para enfermeiras, técnicas e auxiliares de enfermagem e parteiras. A enfermagem brasileira ganhou, mas não levou.

No Ceará, foram várias mobilizações, envolvendo a cada atividade, milhares de profissionais, que deixaram seus plantões para pedir valorização, respeito e o cumprimento da lei. Na rotina de lutas, não há espaço para a palavra “desistir”. E é tendo essa consciência, que a enfermagem cearense resiste e está determinada a ocupar as ruas quantas vezes for preciso para exigir respeito e valorização. É só mais uma luta e vamos vencer, comemorar e se preparar na certeza de que novas causas para lutar sempre virão.

*Martinha Brandão

Presidente do Sindsaúde Ceará

Coordenadora da Frente Cearense pela Valorização da Enfermagem

Deixe sua opinião

Enviando seu comentário...
Houve um erro ao publicar seu comentário, por favor, tente novamente.
Por favor, confirme que você não é um robô.
Robô detectado. O comentário não pôde ser enviado.
Obrigado por seu comentário. Sua mensagem foi enviada para aprovação e estará disponível em breve.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias relacionadas