360
Foto: Júlio Fernandes/Ag. Fulltime

Valdirlei Castagna se torna o novo presidente em exercício da CNTS

CNTS

O até então secretário-geral da entidade, Valdirlei Castagna, assume a condução da CNTS, de forma temporária, em virtude do falecimento do vice-presidente, João Rodrigues Filho, ocorrido no dia 14 de outubro e, pela licença definitiva por conta de problemas de saúde do então presidente, José Lião de Almeida.

A Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde – CNTS tem novo presidente em exercício. O até então secretário-geral da entidade, Valdirlei Castagna, acaba de assumir a condução da CNTS, de forma temporária, em virtude do falecimento do vice-presidente, João Rodrigues Filho, ocorrido no dia 14 de outubro.

Conforme o estatuto da CNTS, o secretário-geral assume a presidência, por 90 dias, em razão da vacância dos cargos. Já que além da perda do estimado João Rodrigues Filho, o então presidente da entidade, José Lião de Almeida, pediu licença em definitivo em razão de problemas de saúde.

Além da mudança na Presidência, também houve mudança na Secretária-geral da entidade, que será assumida pelo dirigente Adilson Luiz Szymanski. Os nomes de Castagna e Szymanski foram referendados durante reunião virtual da diretoria, ocorrida nesta quinta-feira, 22. Lembrando que neste período de 90 dias, a Coordenação Executiva será composta pelo presidente em exercício, pelo tesoureiro-geral e pelo secretário-geral.

Durante a reunião também ficou esclarecido que o Conselho de Representantes da CNTS deverá ser convocado no prazo máximo de 90 dias para eleger, em caráter definitivo, o presidente e vice da entidade para o período restante do mandato, que encerra em março de 2022.

Honraria – Valdirlei Castagna falou sobre a responsabilidade em assumir o comando de uma entidade que representa milhões de trabalhadores da saúde e que tem como bandeiras a qualidade dos serviços de saúde e a luta por condições dignas de trabalho para a categoria. “Estamos presenciando a situação angustiante que está acontecendo com o país, em especial com os trabalhadores da saúde, que estão enfrentando todas as adversidades para salvar vidas neste momento de pandemia. E é neste tipo de conjuntura, de dificuldades, que o país se renova, que o movimento sindical se renova e inova. E isto acontecerá com a CNTS. Que continuará sempre na luta em defesa da saúde, dos trabalhadores e da sociedade. Infelizmente, minha efetivação neste cargo se deu com o falecimento do companheiro João Rodrigues e pelo licenciamento do presidente Lião. Duas figuras importantíssimas para a CNTS e para a sociedade. O companheiro João sempre trabalhou por décadas lutando pelo SUS e pelos profissionais da saúde. E o presidente Lião sempre foi um batalhador pelos direitos trabalhistas e sociais, articulou e criou a CNTS, em 1991, tornando-a uma entidade forte que representa milhões de trabalhadores. Espero honrá-los no cargo”, afirmou Castagna.

CNTS

Deixe sua opinião

Enviando seu comentário...
Houve um erro ao publicar seu comentário, por favor, tente novamente.
Por favor, confirme que você não é um robô.
Robô detectado. O comentário não pôde ser enviado.
Obrigado por seu comentário. Sua mensagem foi enviada para aprovação e estará disponível em breve.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *