“Unindo Forças, Somando Conquistas”

CNTS


Em defesa da CLT, dos direitos trabalhistas, da unicidade sindical e do sistema confederativo, a coordenação nacional do FST reuniu as entidades filiadas e trabalhadores em geral para grande ato público, nesse 27de setembro, na Esplanada dos Ministérios, e em frente ao Supremo Tribunal Federal, na Praça dos Três Poderes. Dirigentes da CNTS e de entidades filiadas participaram do protesto, que denunciou as iniciativas do governo federal que tentam camuflar uma forma de acabar com o sistema confederativo.
O ato público teve como pontos de destaque a manifestação contrária às portarias 2.092/10 e 2.093/10, que ferem princípios constitucionais. A Portaria 2.092 cria o Conselho de Relações do Trabalho, criticado pela interferência do governo na organização sindical e nas relações de trabalho; e a Portaria 2.093 cria o GT Setor Público, com atribuição para realizar estudos e elaborar proposta de legislação que trate sobre organização sindical, negociação coletiva, direito de greve e licença do dirigente sindical para exercício de mandato sindical no setor público.

Documento de repúdio a essas portarias foram protocolados no MTE e no STF. Os sindicalistas também voltaram a criticar a Portaria 186, que “estabeleceu a balbúrdia sindical e o conseqüente enfraquecimento da luta das entidades representativas dos trabalhadores”, e cobraram celeridade no julgamento da ADI 4120, de 2008, que questiona a constitucionalidade da referida portaria. Em ato simbólico, os manifestantes atearam fogo em um caixão com um boneco que representava o ministro Carlos Lupi. Após, seguiram em caminhada até o Supremo.

CNTS

Deixe sua opinião

Enviando seu comentário...
Houve um erro ao publicar seu comentário, por favor, tente novamente.
Por favor, confirme que você não é um robô.
Robô detectado. O comentário não pôde ser enviado.
Obrigado por seu comentário. Sua mensagem foi enviada para aprovação e estará disponível em breve.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *