10

“Um mosquito não é mais forte que um país inteiro”

CNTS

A Secretaria Nacional de Articulação Social da Secretaria de Governo da Presidência da República faz um chamamento a toda a sociedade e a CNTS reforça o convite para a mobilização nacional de combate ao mosquito Aedes aegypti. “Solicitamos o seu envolvimento e da entidade a qual você está vinculado, nas atividades de combate ao mosquito”, ressalta na convocação o secretário Wagner Caetano. As entidades e cidadãos devem buscar informações na prefeitura de sua cidade sobre as ações que serão organizadas no município.

Segundo o chamado da Secretaria, “verifica-se neste momento uma elevação da ocorrência de casos de microcefalia causada pelo Zika Virus em todas as unidades da federação. Tal situação impõe aos governos e à sociedade brasileira mais um grande desafio, que é a intensificação das ações de combate ao vetor de transmissão do referido vírus, o mosquito Aedes aegypti. Ministros, secretários executivos e presidentes de empresas públicas, autarquias e fundações federais estiveram presentes nas capitais e nos municípios de maior porte para acompanhar e apoiar as ações a serem realizadas”.

A CNTS vê com muita preocupação e seriedade a epidemia que se alastra pelo país, provocada pelo Zika vírus, com consequências irreparáveis em se tratando de mulheres grávidas contaminadas pelo mosquito, e também se preocupa com o aumento dos casos da dengue na sua forma mais grave que é a hemorrágica. A Confederação convoca a população, em especial os trabalhadores da saúde, a se engajarem nas campanhas de combate ao mosquito Aedes aegypti.

“Estamos atentos ao problema e cobramos dos governos, por meio dos órgãos responsáveis pela área da saúde, medidas urgentes que possibilitem a rapidez dos testes de diagnósticos, proteção às pessoas em risco, especialmente as gestantes, e ações de combate ao mosquito transmissor da doença. E alertamos que a prevenção depende de todos nós”, destaca o presidente da Confederação, José Lião de Almeida. A diretoria da CNTS se reúne nos próximos dias e tem na pauta a definição de quais ações administrativas e até judiciais são cabíveis no sentido de cobrar a responsabilidade dos poderes públicos.

A presidente Dilma Rousseff colocou o combate ao mosquito Aedes aegypti como uma das prioridades do governo este ano. O mosquito é responsável pela transmissão da dengue, febre chikungunya e zika, está associada à microcefalia e síndromes neurológicas. Dilma pediu apoio do Congresso no que ela chamou de “guerra em favor da saúde e da vida”. O governo enviou a ao Congresso a MP 712/16 com ações de combate ao mosquito e de controle das doenças causadas por ele.

CNTS

Deixe sua opinião

Enviando seu comentário...
Houve um erro ao publicar seu comentário, por favor, tente novamente.
Por favor, confirme que você não é um robô.
Robô detectado. O comentário não pôde ser enviado.
Obrigado por seu comentário. Sua mensagem foi enviada para aprovação e estará disponível em breve.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *