Trabalhadores protestam em Brasília contra propostas prejudiciais

Milhares de trabalhadores do serviço público federal e estadual, integrantes dos movimentos sindical, social e estudantil organizados em caravanas saíram em passeata no início da noite de ontem (12) pela Esplanada dos Ministérios no centro da capital federal contra o retrocesso e a retirada de direitos anunciados pelo governo Michel Temer. A mobilização em Brasília prossegue até amanhã, dia 14.

Entre as principais pautas prejudiciais aos trabalhadores estão o ajuste fiscal proposto no Projeto de Lei Complementar 257/16, já aprovado na Câmara dos Deputados, que pretende renegociar a dívida dos estados e municípios com a União. Na prática a proposta não resolve o problema do endividamento, mas protela o problema aumentando a dívida. O projeto também condiciona aos estados e municípios o não reajuste de salários aos servidores públicos. A proposta também é prejudicial para o financiamento do SUS. O texto da matéria prevê congelamento de investimentos por parte dos estados para que recebam ajuda do Governo Federal, devendo refletir na parcela de investimentos a que os estados precisam disponibilizar do SUS. A matéria ainda será apreciada no Senado Federal.

Outra proposta desfavorável é a Proposta de Emenda à Constituição 241/16, que limita as despesas com políticas públicas por 20 anos, com investimentos baseados no ano anterior, corrigidos pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA, estipulando teto para investimentos em saúde, com a justificativa de promover controle das despesas públicas. A PEC 241 não apenas congela os investimentos em saúde, mas reduz consideravelmente os investimentos, uma vez que o teto será estipulado por meio do IPCA. Além disso, a proposta não leva em conta o crescimento populacional previsto por estudos e a inflação real da saúde, sempre maior que a inflação oficial medida pelo índice. O governo desconsidera as demandas concretas da população e ataca áreas essenciais do país. 

Em 20 anos a população idosa vai dobrar, sendo necessário o aumento real do valor destinado para a saúde. Segundo estudos do IBGE, caso a PEC 241/16 estivesse em vigor desde 2003, a saúde pública teria sofrido uma perda acumulada de R$ 318 bilhões.

Em 2015, os gastos com saúde e educação não passaram de 4% do Orçamento Geral da União. Já os gastos com o pagamento dos juros ativos da dívida pública foram de 43%, quase a metade do orçamento.

São muitas as proposições que estão na ordem do dia da Câmara e do Senado, porém, muitas outras estão na iminência de entrar em pauta, logo após as eleições municipais do próximo mês de outubro. Além das reformas trabalhista, com flexibilização de direitos, e da Previdência, com investidas sobre direitos dos trabalhadores e segurados, as privatizações – através da Medida Provisória 727/16 que cria o Programa de Parcerias de Investimentos – PPI para instituir parcerias público-privadas – e a terceirização, são anunciadas como prioridade do governo Michel Temer.

Na área da saúde, a CNTS e suas entidades filiadas e vinculadas têm como principais bandeiras não apenas a defesa da saúde pública, com fonte permanente e suficiente de recursos para o atendimento de qualidade; mais recursos para saúde e educação; mas também a qualificação e valorização dos profissionais do setor, com trabalho decente e remuneração digna; combate à terceirização; e efetivo controle social na definição e execução das políticas públicas.

Em sentido mais amplo, defendemos uma reforma política que se traduza em ética e transparência; uma política fiscal responsável; além de políticas públicas voltadas para garantir o direito à educação, à moradia, ao transporte, à segurança pública, combate à discriminação e ao preconceito, preservação do meio ambiente, enfim, políticas públicas que assegurem a justiça social. Somente mobilizados será possível pressionar o Congresso e evitar retrocessos. A CNTS não transigirá na defesa dos interesses e direitos dos trabalhadores.

Confira o cronograma da mobilização:

O acampamento será instalado no Centro Comunitário Athos Bulcão da Universidade de Brasília (UnB).

Dia 13 de setembro

9h – Concentração na tenda da Esplanada dos Ministérios

10h – Marcha dos trabalhadores com saída do Museu Nacional.

15h Reunião dos coletivos e entidades para discutir o indicativo de greve geral.

Dia 14 de setembro

10h – Plenária Geral na tenda com indicativo de greve geral.

(Com informações FASUBRA)

CNTS

Deixe sua opinião

Enviando seu comentário...
Houve um erro ao publicar seu comentário, por favor, tente novamente.
Por favor, confirme que você não é um robô.
Robô detectado. O comentário não pôde ser enviado.
Obrigado por seu comentário. Sua mensagem foi enviada para aprovação e estará disponível em breve.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *