2

Trabalhadores estarão nas ruas contra propostas do governo

Nesta sexta-feira, 11 de novembro, os trabalhadores estarão nas ruas contra a retirada de direitos trabalhistas, sociais e previdenciários, imposta pelo governo Michel Temer. Em todas as capitais e grandes cidades haverá mobilizações, paralisações totais ou parciais e atos promovidos pelas entidades sindicais, movimentos sociais e estudantis. O ato faz parte da Jornada de Lutas Contra a Retirada de Direitos, um calendário nacional de mobilização contra as reformas propostas pelo governo, com previsão de novas paralisações em 25 de novembro e seguir rumo à greve geral.

Os direitos da classe trabalhadora tornaram-se o alvo principal das propostas em debate e enviadas para aprovação do Congresso Nacional, além de decisões do Supremo Tribunal Federal e do Tribunal Superior do Trabalho, com ataques a direitos conquistados nas últimas décadas, incluindo a flexibilização da CLT, prevalência do negociado sobre o legislado, suspensão da ultratividade, restrição do direito de greve no serviço público, entre outros.

Pauta aprovada para a mobilização:

Negociado x legislado – Se for aprovada a prevalência dos acordos coletivos firmados entre empregados e patrões sobre o disposto em lei, os direitos contidos na legislação, inclusive na própria CLT, poderão ser desrespeitados. A proposta faz parte da reforma trabalhista.

PEC 55/2016 Aprovada na Câmara como PEC 241 a proposta tramita no Senado e prevê o congelamento em investimentos públicos para os próximos 20 anos. A medida vai interferir diretamente nas verbas destinadas à saúde e educação, já que os repasses de verbas serão reajustados apenas de acordo com a inflação.

Reforma da Previdência – A reforma deve aumentar a idade mínima de aposentadoria para 65 anos e igualar a idade entre homens e mulheres e entre trabalhadores do campo e da cidade. Outra medida que pode prejudicar os aposentados é que a proposta prevê a vinculação dos benefícios da previdência aos reajustes de salários mínimos.

Terceirização – Tramita no Senado o PLC 30/2015, aprovado pelos deputados como PL 4.330/1998, que prevê a terceirização da atividade-fim nas empresas. Na prática, o projeto autoriza a precarização do trabalho e pode significar a extinção da CLT, pois deixa o contratante livre de responsabilidades quanto ao não cumprimento de leis trabalhistas.

Reforma do Ensino Médio – A Medida Provisória 746 prejudica a qualidade do ensino, acaba com as licenciaturas e enfraquece a profissão de professor. Ataca diretamente o magistério, ao autorizar que qualquer pessoa com “notório saber” possa lecionar, independentemente de sua formação.

Pré-Sal – A aprovação do PL 4.567/2016 altera o papel da Petrobrás na exploração do pré-sal. Além de não ser mais operadora única, também não terá direito ao mínimo de 30% da produção, conforme previa a legislação. A medida pode trazer estragos a toda a cadeia produtiva, prejudicar o desenvolvimento tecnológico e ainda fazer do país mero exportador de matéria-prima.

Ultratividade – Liminar do ministro Gilmar Mendes, do STF, suspende todos os processos e efeitos de decisões no âmbito da Justiça do Trabalho que discutam a aplicação da ultratividade de normas de acordos e convenções coletivas. A decisão, que ainda será julgada pelo plenário do STF, foi proferida na ADPF 323, que questiona a Súmula 277, do TST. No caso dos acordos e convenções coletivas de trabalho, a ultratividade garante que, ao findar a vigência dos pontos negociados, o trabalhador tenha a garantia dos direitos assegurados até que se firme um novo acordo entre patrões e empregados. Pela liminar, ao findar a vigência do ACT ou CCT, todos os direitos firmados seriam suspensos e o trabalhador ficaria sujeito às determinações dos patrões.

Corrupção – O presidente Temer retirou o caráter de urgência da tramitação do pacote de medidas anti-corrupção em discussão no Congresso Nacional.

A CNTS entende que o movimento sindical precisa estar forte contra as tentativas de subjugar os direitos dos trabalhadores aos interesses do capital e somente com ações conjuntas e pauta unificada será possível enfrentar as ameaças que se avizinham. Nesse sentido, orienta suas federações filiadas e sindicatos vinculados a participarem das mobilizações, respeitando-se as decisões e situações diferenciadas em cada localidade, e também os limites estabelecidos nas legislações vigentes para quem executa serviços essenciais.

CNTS

Deixe sua opinião

Enviando seu comentário...
Houve um erro ao publicar seu comentário, por favor, tente novamente.
Por favor, confirme que você não é um robô.
Robô detectado. O comentário não pôde ser enviado.
Obrigado por seu comentário. Sua mensagem foi enviada para aprovação e estará disponível em breve.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *