
Trabalhadores da Ebserh realizam plenária nacional sobre ACT 2020/2021
ACT EBSERH
A plenária por melhores condições de trabalho, contra a retirada de direitos e mudança na base de cálculo do adicional de insalubridade dos trabalhadores acontece nesta sexta-feira, 28, às 20h.
A CNTS e as entidades representativas dos trabalhadores da Ebserh, que participam da negociação do ACT 2020/2021, vão realizar nova plenária nacional nesta sexta-feira, 28, às 20h, com o objetivo de analisar concretamente as propostas da empresa.
Com o intuito de obter mais informações das propostas da Ebserh para a categoria, as entidades solicitaram na última reunião com a gestão da empresa, ocorrida na terça-feira, 25, dados complementares para que sejam melhores analisados, como: tabelas salariais, cargos, qual foi o cálculo aplicado na calculadora, quantitativo de empregados por categoria. A análise completa das entidades e das assessorias jurídicas serão apresentadas na plenária de sexta-feira.
Além disso, a CNTS, Condsef/Fenadsef, Fenafar, FNE e Fenam orientam para que os trabalhadores mantenham o processo de mobilização e sigam as orientações das entidades sindicais de base; e também para que que não respondam nenhuma pesquisa da empresa que trata das propostas que ainda estão em análises e debates, e que continuem seguindo as orientações dos seus sindicatos. Veja o comunicado na íntegra, clicando aqui.
Impasses – A principal questão em torno do ACT 2020/2021 é que a Ebserh propôs mudança na regra para pagamento do adicional de insalubridade, o que pode reduzir a remuneração em até 27%. A mudança é inaceitável para os trabalhadores. Os impasses no processo de negociação entre empregados e a empresa estão sendo mediados, pela sétima vez, pelo Tribunal Superior do Trabalho – TST. Na próxima terça-feira, 1º, às 16h, haverá outra audiência de conciliação.