55
Foto: Sitessch

SITESSCH conquista reajuste salarial após longo trabalho em negociações coletivas

Sindicatos de Base

A diretoria do Sitessch – Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Chapecó informa que no dia 20 de novembro foi realizada a reunião definitiva de negociação coletiva de trabalho, quando os patrões apresentaram nova proposta: somente de 1,56% retroativo a 1º de abril e a aplicação de 0,44% a partir de novembro/2018, chegando ao percentual de 2%. A diretoria do Sitessch manteve a defesa da aplicação mínima dos 2% retroativo a abril, porém sem avanço. Após amplo debate, defesa do percentual e a importância da aplicação do retroativo, a diretoria do sindicato conquistou a aplicação de 0,44% a partir de agosto/2018.

Na mesma proposta também foi fechada a jornada em regime especial – 5 dias de 6 horas e 1 dia de 12 horas. Esta jornada poderá ser feita apenas nas instituições filiadas ao sindicato patronal ou via acordo coletivo com o sindicato dos trabalhadores. Outra cláusula firmada foi o desconto de R$ 18,00 para a manutenção do trabalho sindical. O valor será recolhido no mês de dezembro/2018. A reunião teve como mediador o Ministério Público do Trabalho.

A contar da data-base, abril, haviam se passado 8 meses sem acordo entre o sindicato dos trabalhadores e o sindicato patronal. Neste período, centenas de trabalhadores não tiveram nem o percentual de 1,56% referente ao INPC reajustado em seus salários. Temos ainda trabalhadores que continuam recebendo o piso estadual antigo. Essa prática por parte dos empregadores fere os direitos dos empregados, além de descumprir o que é determinado por Lei 459/2009, levando as empresas a arcar com as penalidades.

Avaliando o cenário econômico do Brasil, considerando análises e pesquisas do Dieese que mostram o mesmo cenário difícil no fechamento dos acordos em diversas categorias e o período longo da atual negociação e a próxima negociação salarial (2019/2020), as diretorias do Sitessch e do sindicato patronal fecharam a CCT 2018/2019. Mesmo diante de inúmeras dificuldades, de muita espera e várias tentativas de melhorar o salário dos trabalhadores, a diretoria do Sindicato deixa claro que sempre buscou soluções merecidas para toda a categoria.

Nestes oito meses de espera, buscando valorizar a categoria, a diretoria do Sitessch dialogou diretamente com os administradores de diversos hospitais e clínicas na sua base a fim de melhorar o salário dos trabalhadores. Esse engajamento levou ao fechamento de quase 20 acordos coletivos de trabalho. Nestes, os reajustes variaram de 3,0% a 4,16%.

O fechamento destes acordos vai contra as afirmativas na mesa de negociação com os patrões, onde afirmavam e continuam afirmando não haver condições de reajuste para os trabalhadores além dos 2% oferecidos. Nosso trabalho faz a diferença. Sozinho o trabalhador não conquista nada, somente a união e a valorização do trabalho do seu sindicato é que pode fazer a diferença na sua vida.

Nossa luta depende de você, pois é para você!

Fonte: Ascom Sitessch
CNTS

Deixe sua opinião

Enviando seu comentário...
Houve um erro ao publicar seu comentário, por favor, tente novamente.
Por favor, confirme que você não é um robô.
Robô detectado. O comentário não pôde ser enviado.
Obrigado por seu comentário. Sua mensagem foi enviada para aprovação e estará disponível em breve.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *