SinSaudeSP na luta pela prevenção ao câncer de mama
Sindicatos de Base
Maria de Fátima Neves de Souza*
A cada 19 segundos uma mulher é diagnosticada com câncer de mama em algum lugar do mundo. O Outubro Rosa é uma campanha mundial de conscientização e prevenção ao câncer de mama, doença que faz milhares de vítimas, pois atinge uma a cada 24 pessoas do sexo feminino com idades entre 40 e 59 anos. O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais frequente e o mais comum entre as mulheres. Essa modalidade da doença é responsável anualmente por 22% dos novos casos.
A categoria dos profissionais da saúde é composta por cerca de 80% de mulheres. Por isso, nos últimos anos, o SinSaudeSP está comprometido de forma efetiva com a campanha do Outubro Rosa e tem realizado ações importantes. Uma dessas ações mais relevantes foi a parceria com a Fundação Susan G. Komen, sediada nos EUA, uma das mais respeitadas em todo o planeta. Junto com a Susan G. Komen, o Sindicato desenvolveu o Programa Saúde da Família na luta contra o Câncer de Mama (2015/2016), com o objetivo de sensibilizar e treinar auxiliares de enfermagem do PSF/ESF, levando-lhes informações sobre a doença, com o intuito de contribuir para a prevenção e o controle do câncer de mama na rede de unidades básicas de saúde do município de São Paulo. Um trabalho que ajudou a conscientizar milhares de mulheres sobre a importância da prevenção.
Além disso, o SinSaudeSP inclui todos os anos, em sua Convenção Coletiva de Trabalho (CCT/Sindhosfil), a cláusula 43ª, que concede às trabalhadoras com mais de 40 anos de idade o direito a folga de pelo menos meio dia por ano para a realização da mamografia, como política de prevenção ao câncer de mama.
A CCT determina ainda que os hospitais que tiverem a especialidade oferecerão sua estrutura para a realização do exame. Dessa maneira, a partir de ações concretas e muito empenho, o SinSaudeSP tem feito a sua parte na luta pela prevenção ao câncer de mama. Junte-se a nós nessa luta: faça sua mamografia e cuide de sua saúde. Por um mundo sem câncer de mama!
*Diretora do SinSaudeSP e da CNTS