SindiSaúde celebra 40 anos de luta em defesa dos trabalhadores da saúde
Entidades de Base
O SindiSaúde de Passo Fundo e Região celebrou, no último dia 15 de agosto, seus 40 anos de luta incansável pelos direitos dos trabalhadores da saúde. A cerimônia, realizada no Salão Social do Clube Recreativo Juvenil, contou com a presença de lideranças e diretores que se reuniram para reconhecer e celebrar a trajetória vitoriosa da entidade, que é vinculada à CNTS.
A presidente do SindiSaúde, Fabiana Biondo, expressou sua alegria com os 40 anos da entidade: “Este é um momento de festa para refletirmos sobre tudo que o Sindicato conquistou ao longo de sua história. É também uma oportunidade para agradecer a todos os diretores e colaboradores que contribuíram para que chegássemos até aqui”.
O secretário-geral adjunto da CNTS e o presidente do Sindisaúde Erechim, Adilson Szymanski, representou a Confederação no evento e elogiou o papel fundamental do Sindicato, que enfrentou inúmeras dificuldades para conquistar direitos essenciais para os trabalhadores. “Se hoje temos Previdência e uma série de benefícios, como o Piso Nacional da Enfermagem, reajustes salariais anuais, auxílio-creche, adicional noturno, periculosidade, insalubridade e folgas, isso se deve a entidades sindicais como a nossa, a de Passo Fundo e outras que fazem parte da Confederação e da Federação. O Sindicato trabalha incansavelmente para o bem da sociedade, e é crucial que celebremos nossos avanços e relembramos nossa missão e identidade”.
Terezinha Perissinotto, diretora do SindiSaúde e diretora de Formação e Política Sindical da CNTS, destacou um dos marcos mais significativos na história da entidade: a greve de 1986. Durante 42 dias, os trabalhadores paralisaram suas atividades em Passo Fundo, demonstrando a força e a união da categoria. Terezinha ressaltou que, apesar dos desafios enfrentados, o empenho do Sindicato foi crucial para a conquista de melhorias substanciais, como a redução da carga horária semanal para técnicos de enfermagem. “Superamos muitos desafios e, através de nossa união e esforço, conseguimos garantir direitos e benefícios que elevaram a qualidade de vida dos trabalhadores,” afirmou.
Hoje, o SindiSaúde representa não apenas Passo Fundo, mas também 63 municípios da região norte do estado. A entidade abrange trabalhadores de nível básico e técnico que atuam em hospitais, clínicas, postos de saúde, consultórios médicos e odontológicos, entre outros. Com quatro décadas de dedicação e conquista, o SindiSaúde continua a ser uma força vital na defesa e valorização dos profissionais da saúde na região.