1

Semana da enfermagem: comemorando conquistas e lutando por direitos

CNTS

A CNTS parabeniza todos os profissionais da enfermagem pela passagem do dia 12 de maio, conhecido internacionalmente como o Dia do Enfermeiro e da Enfermeira. Até o dia 20, data comemorativa dos auxiliares e técnicos de enfermagem, é celebrada a Semana da Enfermagem, que este ano tem como tema ‘Enfermagem em Defesa do SUS’.

Profissionais da enfermagem estiveram reunidos na Câmara dos Deputados ontem (11) em sessão solene para homenagear os profissionais da área e dar início às ações da semana comemorativa. Para garantir a continuidade na luta pelos direitos da enfermagem, o Fórum Nacional da Enfermagem esteve reunido, hoje (12) com diversos parlamentares, viabilizando a aprovação do projeto das 30 horas.

A equipe de enfermagem é, hoje, responsável por 60% da força de trabalho em saúde. E com a ampliação do conhecimento e dos constantes avanços tecnológicos o profissional conquistou espaços, ampliou o leque de atividades, assumiu novos cargos e adquiriu mais autonomia e responsabilidades nos campos profissional, ético, administrativo, civil.

O papel da enfermagem é essencial desde o cuidar da população, no aspecto da prevenção e da atenção em saúde, até a sua participação efetiva nas relações humanas. As leis que dispõem sobre o exercício e a formação dos profissionais da enfermagem, assim como o código de ética, ressaltam o comprometimento com a saúde e qualidade de vida da pessoa, da família e da coletividade. Nesse sentido, os profissionais atuam na promoção, prevenção, recuperação, reabilitação da saúde e reinserção do paciente/cliente no meio social.

Para o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde – CNTS, José Lião de Almeida, a valorização do profissional da enfermagem é fundamental para uma boa assistência ao paciente. “Os profissionais da enfermagem são, atualmente, a engrenagem da saúde no nosso país. Portanto, nada mais justo do que valorizar um profissional tão importante, dando a ele capacitação e boas condições de trabalho”, disse.

O compromisso da enfermagem com a saúde e o bem estar do povo é que tem norteado o trabalho prestado por 1,7 milhão de trabalhadores da saúde pelo país afora. São desses profissionais – que tantas vezes abdicam da própria saúde e bem estar em prol do cuidar dos enfermos e que a cada dia precisam superar desafios e obstáculos – que dependem o bom funcionamento dos hospitais e a recuperação dos doentes, com reflexos políticos, econômicos e sociais para a sociedade brasileira.

CNTS

Deixe sua opinião

Enviando seu comentário...
Houve um erro ao publicar seu comentário, por favor, tente novamente.
Por favor, confirme que você não é um robô.
Robô detectado. O comentário não pôde ser enviado.
Obrigado por seu comentário. Sua mensagem foi enviada para aprovação e estará disponível em breve.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *