81
Foto: Freepik

Secretários de saúde lançam painel com total de casos e mortes por Covid-19

Brasil

Lançamento ocorre em meio à decisão do governo federal em omitir informações sobre o coronavírus; veículos de comunicação vão coletar nas secretarias de Saúde, e divulgar em conjunto, números sobre mortes e contaminados.

A tentativa do governo de Jair Bolsonaro de dificultar o acesso aos dados sobre o avanço do coronavírus no país não surtiu efeito. É que, além de o Ministério Público Federal – MPF ter dado prazo de 72 horas para o Ministério da Saúde explicar a mudança na forma de divulgação do balanço diário da Covid-19, fontes alternativas de acompanhamento do número de pacientes e mortes causadas pela pandemia no país já começam a aparecer.

A principal alternativa desse tipo é o Painel Conass, que foi lançado na noite deste domingo, 7, pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde – Conass. O painel pode ser acessado pelo link http://www.conass.org.br/painelconasscovid19/ e reúne os dados das secretarias de saúde dos estados brasileiros – informações que também servem de base para o balanço oficial do Ministério da Saúde.

O Painel Conass traz, então, o número de casos e de mortes confirmadas pelas secretarias de saúde nas últimas 24 horas e o total de pacientes e óbitos acumulados desde o início da pandemia – o dado consolidado, por sinal, foi excluído do boletim diário do Ministério da Saúde na semana passada. A ferramenta ainda mostra a divisão desses dados pelos estados brasileiros e a taxa de letalidade de cada ente federativo.

“A ciência, a verdade e a informação precisa e oportuna são fios condutores do processo orientador da tomada de decisão na gestão da saúde. Assim, disponibilizamos, a partir de hoje, o PAINEL CONASS – Covid-19”, anunciou o Conselho Nacional de Secretários de Saúde, que no sábado, 6, já havia criticado a decisão do governo de Jair Bolsonaro de reduzir e atrasar o boletim diário da Covid-19. “A tentativa autoritária, insensível, desumana e antiética de dar invisibilidade aos mortos pela Covid-19, não prosperará”, disse o presidente do Conass, Alberto Beltrame.

Por conta disso, a entidade ainda promete atualizar o Painel Conass diariamente até as 18h. Ou seja, bem antes do novo horário de divulgação do boletim oficial do Ministério da Saúde, que nos últimos dias passou a ser liberado só por volta das 22h para não ser exibido nos telejornais noturnos.

O painel do Conass já indica, inclusive, que já há 680.456 casos confirmados e 36.148 óbitos decorrentes da Covid-19 no país. São 7.610 novos casos e 218 mortes a mais que o último balanço do Ministério da Saúde.

OMS – A Organização Mundial de Saúde – OMS também informou no domingo que vai continuar apresentando o balanço consolidado de infectados e de mortos causados pela Covid-19 no Brasil. No seu boletim diário sobre o coronavírus, a OMS explicou que vai somar diariamente os novos casos confirmados no país com o último dado consolidado do governo, que foi apresentado na quinta-feira, 4.

“A partir de 6 de junho, a OMS publicará a soma dos dados cumulativos reportados pelo Ministério da Saúde do Brasil até 4 de junho e os casos e mortes relatados diariamente a partir de então, disponíveis em: https://covid.saude.gov.br/, afirmou a OMS.

Imprensa – Em resposta à decisão do governo Jair Bolsonaro de restringir o acesso a dados sobre a pandemia de Covid-19, os veículos G1, O Globo, Extra, Estadão, Folha de São Paulo e UOL decidiram formar parceria e trabalhar de forma colaborativa para buscar as informações necessárias nos 26 estados e no Distrito Federal.

Em iniciativa inédita, equipes de todos os veículos vão dividir tarefas e compartilhar as informações obtidas para que os brasileiros possam saber como está a evolução e o total de óbitos provocados pela Covid-19, além dos números consolidados de casos testados e com resultado positivo para o novo coronavírus. O balanço diário será fechado às 20h.

Fonte: Com Correio Braziliense, G1 e Estadão
CNTS

Deixe sua opinião

Enviando seu comentário...
Houve um erro ao publicar seu comentário, por favor, tente novamente.
Por favor, confirme que você não é um robô.
Robô detectado. O comentário não pôde ser enviado.
Obrigado por seu comentário. Sua mensagem foi enviada para aprovação e estará disponível em breve.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *