Sateal realiza ato contra mudança na jornada dos profissionais de enfermagem

O Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem de Alagoas – Sateal realizou na quinta-feira, 1, ato na Santa Casa de Maceió, contra a mudança da carga horária dos profissionais da enfermagem. O caso já foi enviado ao Ministério Público do Trabalho.  

No início de fevereiro, a direção da unidade de saúde determinou que os profissionais passem a cumprir jornada de 12 horas diurnas. O Sindicato recebeu a denúncia de que a determinação foi repassada através de documento e que os trabalhadores foram obrigados a assinar o consentimento da alteração, sob pena de demissão.

A mudança da jornada para o período diurno, apesar de legal de acordo com a nova Lei trabalhista, sobrecarrega os profissionais, ameaça na redução do quadro de trabalhadores e compromete a segurança e a qualidade da assistência aos pacientes.

“A Lei diz ainda que os profissionais não podem ter prejuízos. Além de dobrar o dia, os profissionais passarão a ter apenas 30 minutos de intervalo para alimentação e intervalo entre as jornadas”, destaca o presidente do Sateal, Mário Jorge.

Os profissionais já cumprem jornada de 12 horas no período noturno, mas, auxiliares e técnicos têm direito a descanso de 36 horas, além de folga semanal e feriados. Com a nova proposta da Santa Casa, os profissionais passariam a dobrar a jornada, que atualmente é de 6 horas, e perderiam o direito à descansos e folgas.

Atos acontecerão em outras unidades de saúde – Além do ato na Santa Casa de Maceió, o Sindicato promoverá nos próximos dias ações contra jornadas de 12 horas diurnas no Hospital Maceió e na Santa Casa de São Miguel dos Campos. De acordo com o presidente, todas as unidades de saúde que resolverem trocar a jornada serão visitadas.  (Fonte: Sateal)

CNTS

Deixe sua opinião

Enviando seu comentário...
Houve um erro ao publicar seu comentário, por favor, tente novamente.
Por favor, confirme que você não é um robô.
Robô detectado. O comentário não pôde ser enviado.
Obrigado por seu comentário. Sua mensagem foi enviada para aprovação e estará disponível em breve.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga a CNTS
nas Redes Sociais