Rodrigo Maia quer aprovar terceirização até quarta-feira

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou, durante evento em São Paulo, que pretende aprovar a terceirização proposta no PL 4302/98, regulamentando a terceirização de todas as atividades de uma empresa. O projeto, proposto na época do governo FHC, é condenado pelo movimento sindical como uma tentativa do governo de tentar transmitir uma falsa ideia de pleno emprego à sociedade brasileira. Porém, o resultado disto será apenas um: trabalhadores sem direitos.

“Eu estou confiante, acredito que, nesta semana a gente tenha condições de aprovar, entre terça e quarta-feira, a terceirização na Câmara dos Deputados. É um passo importante porque milhões e milhões de empregos hoje são gerados por terceirização”, disse Maia.

Empiricamente, estudos da Organização Internacional do Trabalho – OIT mostram que nos países onde houve flexibilização dos direitos trabalhistas, o crescente número de adoecimentos, afastamentos e mortes no trabalho foi a consequência imediata. A CNTS reitera o posicionamento contrário à terceirização, principalmente por atingir diretamente as unidades de saúde. “Toda e qualquer laboração realizada dentro de um hospital é, do ponto de vista jurídico-trabalhista, atividade-fim. Com a aprovação da terceirização da forma que está proposta, haverá, sem dúvidas, redução salarial e aumento da jornada de trabalho, resultando numa piora significativa das condições de trabalho na saúde. O paciente que procurar um hospital, por exemplo, não terá nenhuma segurança a respeito da qualidade do atendimento. Pela saúde do trabalhador e dos pacientes, pedimos o arquivamento desta proposta e a discussão ampla de um projeto que regulamente os mais de 13 milhões de profissionais já terceirizados, preservando e melhorando as condições de trabalho dos outros 40 milhões”, disse o presidente da CNTS, José Lião de Almeida.

Alinhado com a visão do capital, Maia também disse estar “confiante” de que a Casa aprovará, nos próximos meses, as reformas trabalhista e previdenciária. “Em abril nós vamos aprovar a reforma trabalhista, a modernização das leis trabalhistas, o nome que seja. […] No final de abril, início de maio, vamos aprovar a reforma da Previdência que eu tenho certeza que dará condições para que o governo brasileiro, tanto o governo quanto as empresas, possam começar investimentos de médio e longo prazo no Brasil. A partir daí são outros desafios”, disse Rodrigo Maia.

Os deputados precisam analisar o substitutivo do Senado ao PL 4302/98, do Executivo. A matéria é o único item previsto para a próxima terça-feira, dia 21. De acordo com o texto dos senadores, quanto às obrigações trabalhistas haverá a responsabilidade subsidiária da empresa contratante em relação à responsabilidade da empresa de serviços terceirizados. Parecer unânime aprovado pela Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público mantém a responsabilidade solidária, conforme texto da Câmara.

Na responsabilidade subsidiária, os bens da empresa contratante somente poderão ser penhorados pela Justiça se não houver mais bens da terceirizada para o pagamento da condenação relativa a direitos não pagos. Na solidária, isso pode ocorrer simultaneamente. Contratante e terceirizada respondem ao mesmo tempo com seus bens para o pagamento da causa trabalhista.

O projeto também regulamenta aspectos do trabalho temporário, aumentando de três para seis meses o tempo máximo de sua duração.

O deputado Ságuas Moraes (PT-MT), vice-líder do partido, argumenta que a abertura da terceirização para mais áreas de uma empresa vai prejudicar o trabalhador. “O empresário poderá demitir um funcionário que tem carteira assinada com a sua empresa e contratar uma outra empresa para prestar aquele serviço. Com certeza, o trabalhador terá um salário menor, pois a empresa terceirizada buscará ter lucro”, afirma. (Com informações Agência Câmara)

CNTS

Deixe sua opinião

Enviando seu comentário...
Houve um erro ao publicar seu comentário, por favor, tente novamente.
Por favor, confirme que você não é um robô.
Robô detectado. O comentário não pôde ser enviado.
Obrigado por seu comentário. Sua mensagem foi enviada para aprovação e estará disponível em breve.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *