53
Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Reforma da Previdência se baseia em cálculo errado, apontam pesquisadores

Reforma da Previdência

Economistas da Unicamp apontam que cálculos inflam o custo fiscal das aposentadorias atuais para justificar a reforma, além de exagerar na economia fiscal e no impacto positivo das novas regras sobre a desigualdade.

Uma das justificativas usadas na defesa da proposta de reforma da Previdência, que deve ser votada em primeiro turno no Senado nesta quarta-feira, 25, é que os aposentados por tempo de contribuição causam prejuízo ao sistema de Seguridade Social e são privilegiados em relação aos mais pobres que já se aposentam por idade. Ou seja, ao se aposentarem com 35 e 30 anos de contribuição, respectivamente, homens e mulheres pesariam sobre os cofres públicos pois permaneceriam muito tempo recebendo aposentadorias e manteriam acentuada a desigualdade social no Brasil.

Essa justificativa foi questionada pelos economistas e pesquisadores Pedro Paulo Zahluth Bastos, Ricardo Knudsen, André Luiz Passos Santos e Henrique Sá Earp, do Centro de Estudos de Conjuntura e Política Econômica do Instituto de Economia da Unicamp. Os pesquisadores defendem o contrário, que fazendo os cálculos de forma correta, quem se aposenta hoje por contribuição acaba pagando bem mais do que retira. E que o sistema é mais progressivo, ou seja, é um instrumento de justiça social que faz com que os que ganham mais ajudem a financiar quem ganha menos.

Em outras palavras, o governo acredita que a grande economia virá da redução do valor total dos benefícios, fazendo com que a pessoa receba por menos tempo, aposentando-se aos 65 anos. Segundo os pesquisadores, isso é falso. Porque o valor total dos benefícios aumenta ligeiramente quando se compara com a idade média das aposentadorias por tempo de contribuição hoje, aos 55 anos, pelo efeito do fator previdenciário. A “economia” viria das outras mudanças, como cálculo do benefício. Mas essas alterações, de acordo com eles, são compatíveis com a aposentadoria por tempo de contribuição e com o fator previdenciário, não seria preciso, portanto, introduzir a idade mínima.

Para eles, a reforma no sistema de Previdência não é apenas injusta, regressiva, iliberal, mas incompetente e contraproducente para melhorar as contas públicas.

Na nota técnica “O mito do custo fiscal e da regressividade da aposentadoria por tempo de contribuição“, os pesquisadores afirmam que o argumento dos defensores da reforma é matematicamente falso, pois o cálculo desconsidera que as aposentadorias por tempo de contribuição sofrem, hoje, desconto do fator previdenciário caso o trabalhador se aposente muito cedo. Além disso, não trazem contribuições e benefícios a valores presentes, procedimento usado pelo próprio Ministério da Economia, e que leva em conta a remuneração dos valores envolvidos.

Os principais equívocos oficiais, de acordo com o estudo, são os seguintes:

  1. Para o salário de 11.770 reais, usado na simulação oficial do custo de uma aposentadoria por tempo de contribuição, o governo usa cálculos para uma aposentadoria por idade mínima.
  2. O governo infla o déficit da aposentadoria por idade mínima ao superestimar a aposentadoria (ao tomar o pico e não a média dos salários) e subestimar as contribuições do empregado e, principalmente, do empregador.
  3. Para o salário mínimo, o governo chega a resultados falsos, porque também troca a simulação de uma aposentadoria por tempo de contribuição por uma aposentadoria por idade mínima.

4. Para a aposentadoria por idade, o erro advém de não considerar a condição mínima de 15 anos de tempo de contribuição ou a média da aposentadoria por idade nas regras atuais (19 anos de tempo de contribuição), e de tomar o pico e não a média dos salários; feita essa correção, a reforma da Previdência não apenas diminui o subsídio para os mais pobres, como joga muitas famílias na pobreza”.

Fonte: Com Carta Capital, UOL e CUT
CNTS

Uma opinião sobre “Reforma da Previdência se baseia em cálculo errado, apontam pesquisadores

  • José

    Achei muito errado a reforma da previdência
    Aposentadoria por tempo de trabalho
    Que ia gerar mais empregos

Deixe sua opinião

Enviando seu comentário...
Houve um erro ao publicar seu comentário, por favor, tente novamente.
Por favor, confirme que você não é um robô.
Robô detectado. O comentário não pôde ser enviado.
Obrigado por seu comentário. Sua mensagem foi enviada para aprovação e estará disponível em breve.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *