3

Projeto susta portaria do Ministério da Saúde sobre repasse de recursos federais

O Sistema Único de Saúde já está enfrentando grande retrocesso com aprovação da Emenda Constitucional 95/2016, que congela os gastos sociais do governo por 20 anos e, consequentemente, prejudica gravemente o atendimento. Para piorar a situação, o Ministério da Saúde editou a Portaria 3.992/17 que modifica a forma de transferência dos recursos federais para as ações e serviços de saúde dos estados, Distrito Federal e municípios. Antes, os repasses eram divididos em seis blocos de financiamento abrangendo diferentes áreas do SUS: atenção básica, assistência farmacêutica, vigilância em saúde, média e alta complexidades, investimento e gestão. Com a alteração, o Ministério reduziu os blocos para apenas dois, investimentos e custeio.

Para tentar reverter a situação a Câmara dos Deputados está analisando o Projeto de Decreto Legislativo – PDC 885/18 que susta a aplicação da portaria. Segundo a autora do Projeto, a deputada Erika Kokay (PT-DF), a mudança imposta representa um grave retrocesso no financiamento da atenção básica e da vigilância em saúde no SUS. “Os órgãos de controle e os conselhos de saúde terão dificuldade muito maior para fiscalizar a aplicação dos recursos públicos em suas áreas de competência”, avalia, Kokay.

Para o presidente do Conselho Nacional de Saúde, Ronald Santos, a mudança na forma de repasse de recursos do SUS para estados e municípios só dificultou a fiscalização para o controle social. “O CNS é contrário à decisão do Ministério da Saúde que reduziu os blocos para apenas dois, sem consultar ninguém. Enxergamos isso como inconstitucional. Precisamos garantir a vigilância para prevenção, para aprimorar medidas de controle e desenvolvimento de práticas que promovam proteção e saúde para todos”.    

Tramitação

A proposta será analisada pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Em seguida, será votada pelo plenário da Câmara. (Com informações Agência Câmara)

CNTS

Deixe sua opinião

Enviando seu comentário...
Houve um erro ao publicar seu comentário, por favor, tente novamente.
Por favor, confirme que você não é um robô.
Robô detectado. O comentário não pôde ser enviado.
Obrigado por seu comentário. Sua mensagem foi enviada para aprovação e estará disponível em breve.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *