22
Foto: SindSaúde/MA

Profissionais de saúde realizam manifestação em São Luís

Sindicatos de Base

Enfermeiros e técnicos de enfermagem exigem o fim das demissões e jornada de trabalho digna.

Enfermeiros e técnicos de enfermagem que trabalham em unidades de saúde no Maranhão realizaram manifestação na segunda-feira, 2, em frente à sede da Secretaria de Estado da Saúde -SES, em São Luís. As categorias exigem o fim das demissões e jornada de trabalho digna e humana.

Usando nariz de palhaço e carregando faixas na cor preta, os manifestantes escreveram mensagens de protesto e ocuparam a rampa de acesso ao prédio da SES. De acordo com os profissionais, as demissões nas Unidades de Pronto Atendimento – UPA que são administradas pelo Estado, estão comprometendo a qualidade do atendimento.

De acordo com o Sindicato dos Profissionais da Saúde do Maranhão – SindSaúde/MA, várias unidades estão demitindo com alegação de que estão em recessão, de que o Estado está quebrado, porém, o corte acontece apenas no setor da saúde. Os trabalhadores da categoria aumentam a jornada, mas não têm reajuste há mais de dois anos.

Além disso, segundo o SindSaúde/MA, outras demandas da categoria também são reajustes salariais das convenções coletivas de trabalho 2018 e 2019, pagamento de horas extras, pagamento dos adicionais noturno e insalubridade e pela manutenção das escalas em 30 horas semanais.

Este não é a primeira manifestação realizada por profissionais que atuam na saúde estadual. Os manifestantes alegam que já estão há 30 dias buscando reunião com o secretário de Saúde, Carlos Lula, e até agora não foram atendidos. Apenas no fim do ato, representantes dos técnicos e auxiliares de enfermagem e dos enfermeiros foram chamados pela administração da SES para reunião sobre as reivindicações. O governo local alega que as alterações nas jornadas de trabalho estão sendo realizadas de acordo com as convenções de trabalho de cada categoria.

Fonte: Com SindSaúde/MA e G1 Maranhão
CNTS

Deixe sua opinião

Enviando seu comentário...
Houve um erro ao publicar seu comentário, por favor, tente novamente.
Por favor, confirme que você não é um robô.
Robô detectado. O comentário não pôde ser enviado.
Obrigado por seu comentário. Sua mensagem foi enviada para aprovação e estará disponível em breve.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *