5

Profissionais da saúde ajudam a aumentar o baixo estoque de sangue do Hemocentro

Com a chegada de datas festivas, como o carnaval, os estoques de sangue da Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) sofrem baixa devido à grande demanda ocasionada pelo aumento no número de acidentes. Representantes da entidade estimam que a queda esteja em torno de 30% anualmente.

Para amenizar este quadro, o Conselho Regional de Farmácia do DF está mobilizando profissionais de farmácia e da saúde em geral para doar sangue nos dias 12 e 13 de fevereiro no posto do Hemocentro. O movimento intitulado “Farmacêuticos F+” ressalta a importância da participação dos órgãos que representam a classe farmacêutica e a categoria da saúde como um todo dentro de cada Estado, permitindo um alcance maior de participantes na mobilização.

O coordenador do projeto no Distrito Federal, José Batista de Oliveira, revela que o projeto surgiu espontaneamente em um grupo de farmacêuticos no whatsapp. “Durante uma conversa no whatsapp o assunto foi levantado e rapidamente houve uma mobilização grande aqui no Distrito Federal”, disse.

De acordo com Oliveira, em outros estados existem projetos semelhantes que visam a reposição do estoque de sangue. “Por exemplo, em Minas Gerais temos o ‘Farmacêutico Sangue Bom’ e em São Paulo temos o ‘Farmacêutico Bom de Sangue’, ambos são primordiais na reposição dos bancos de sangue locais. A intenção é fazermos com frequência no DF para obtermos um resultado socialmente satisfatório”, disse.

A doação pode ser realizada na Fundação Hemocentro de Brasília localizada no Setor Médico Hospitalar Norte, Quadra 03, conjunto A, Bloco 03 – Asa Norte. O estabelecimento fica aberto de segunda a sábado, de 07 às 18 horas. Mais informações: 160 – Opção 2 ou (61) 3327-4424.   

Possibilidades de doação

Doação espontânea: ocorre quando o doador procura espontaneamente o banco de sangue para realizar uma doação sem dar nome de nenhum possível receptor.

Doação de reposição: ocorre quando o doador procura o banco de sangue para fazer a doação em nome de algum paciente, visando repor unidades já utilizadas ou reservadas para um procedimento cirúrgico.

Doação autóloga: doação na qual o paciente coleta uma ou várias bolsas de sangue para seu próprio uso em um procedimento cirúrgico previamente agendado. O banco de sangue faz todos os testes e o armazena para ser usado pelo próprio doador.

Convocada e específica: quando necessário, o banco de sangue convoca doadores de seu cadastro para realizar doações. Isso ocorre comumente em situações de baixos estoques de sangue ou quando o doador possui um tipo raro de sangue.

CNTS

Deixe sua opinião

Enviando seu comentário...
Houve um erro ao publicar seu comentário, por favor, tente novamente.
Por favor, confirme que você não é um robô.
Robô detectado. O comentário não pôde ser enviado.
Obrigado por seu comentário. Sua mensagem foi enviada para aprovação e estará disponível em breve.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *