Profissionais da saúde ajudam a aumentar o baixo estoque de sangue do Hemocentro
Com a chegada de datas festivas, como o carnaval, os estoques de sangue da Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) sofrem baixa devido à grande demanda ocasionada pelo aumento no número de acidentes. Representantes da entidade estimam que a queda esteja em torno de 30% anualmente.
Para amenizar este quadro, o Conselho Regional de Farmácia do DF está mobilizando profissionais de farmácia e da saúde em geral para doar sangue nos dias 12 e 13 de fevereiro no posto do Hemocentro. O movimento intitulado “Farmacêuticos F+” ressalta a importância da participação dos órgãos que representam a classe farmacêutica e a categoria da saúde como um todo dentro de cada Estado, permitindo um alcance maior de participantes na mobilização.
O coordenador do projeto no Distrito Federal, José Batista de Oliveira, revela que o projeto surgiu espontaneamente em um grupo de farmacêuticos no whatsapp. “Durante uma conversa no whatsapp o assunto foi levantado e rapidamente houve uma mobilização grande aqui no Distrito Federal”, disse.
De acordo com Oliveira, em outros estados existem projetos semelhantes que visam a reposição do estoque de sangue. “Por exemplo, em Minas Gerais temos o ‘Farmacêutico Sangue Bom’ e em São Paulo temos o ‘Farmacêutico Bom de Sangue’, ambos são primordiais na reposição dos bancos de sangue locais. A intenção é fazermos com frequência no DF para obtermos um resultado socialmente satisfatório”, disse.
A doação pode ser realizada na Fundação Hemocentro de Brasília localizada no Setor Médico Hospitalar Norte, Quadra 03, conjunto A, Bloco 03 – Asa Norte. O estabelecimento fica aberto de segunda a sábado, de 07 às 18 horas. Mais informações: 160 – Opção 2 ou (61) 3327-4424.
Possibilidades de doação
Doação espontânea: ocorre quando o doador procura espontaneamente o banco de sangue para realizar uma doação sem dar nome de nenhum possível receptor.
Doação de reposição: ocorre quando o doador procura o banco de sangue para fazer a doação em nome de algum paciente, visando repor unidades já utilizadas ou reservadas para um procedimento cirúrgico.
Doação autóloga: doação na qual o paciente coleta uma ou várias bolsas de sangue para seu próprio uso em um procedimento cirúrgico previamente agendado. O banco de sangue faz todos os testes e o armazena para ser usado pelo próprio doador.
Convocada e específica: quando necessário, o banco de sangue convoca doadores de seu cadastro para realizar doações. Isso ocorre comumente em situações de baixos estoques de sangue ou quando o doador possui um tipo raro de sangue.