9

Profissionais da Enfermagem levam para Orla de Maceió repúdio à terceirização

CNTS

A chuva e o tempo nublado não foram empecilhos para que profissionais da Enfermagem fossem à Orla de Maceió para mostrar à sociedade alagoana a importância da valorização da enfermagem. O Ato em Defesa da Enfermagem reuniu estudantes, profissionais e entidades de defesa da categoria, que cobraram a valorização da profissão, a implementação do piso salarial fixo, redução da carga de horária semanal e aumento salarial, além de se posicionarem contrários à terceirização no setor.      

Muitas pessoas que passavam pelo calçadão da praia de Ponta Verde a pé ou de carro também mostraram apoio à luta da Enfermagem alagoana. Alguns sem entender perguntavam o que estava ocorrendo ali e depois de tomar conhecimento apoiavam a manifestação e aproveitavam para assinar o abaixo assinado que será entregue às autoridades de fiscalização mostrando o repúdio das entidades sobre os vínculos empregatícios precários. 

A presidente da Associação Brasileira de Enfermagem em Alagoas (ABEn-AL), Lenira de Almeida, explica que o ato faz parte de uma mobilização nacional. “Em todo o país, os profissionais vêm se mobilizando por melhorias das condições de trabalho. A enfermagem compõe aproximadamente 60% dos profissionais de saúde e não são valorizados”.

Lenira questionou ainda a contratação de profissionais sem concurso público, desrespeitando a Constituição Federal. “O profissional tem que exercer legalmente a profissão. Privatizar o serviço não é a solução e sim dar condições dignas de trabalho”.

Já a presidente do Conselho Regional de Enfermagem (Coren/Alagoas) Zandra Candiotti, falou que o ato se mostrou satisfatório e representou a mobilização da categoria pela luta por melhorias.

“Tivemos alguns pontos que contaram contra a gente, como o dia da semana e a chuva, mas mesmo assim a categoria está mobilizada, vem participando das reuniões do Fórum da Enfermagem e está atuando para alertar a sociedade e os órgãos públicos fiscalizadores sobre a terceirização e outras reivindicações da Enfermagem”, disse.

Em relação às horas de trabalho, Zandra disse que os profissionais de enfermagem trabalham 40 horas semanais, e eles pretendem reduzir esse número para 30 horas. Participaram da ação o Coren, a ABEn, o Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem em Alagoas (Sateal) e o Sindicato de Enfermeiros em Alagoas.

Ascom Sateal (Com informações G1 Alagoas e CadaMinuto)

CNTS

Deixe sua opinião

Enviando seu comentário...
Houve um erro ao publicar seu comentário, por favor, tente novamente.
Por favor, confirme que você não é um robô.
Robô detectado. O comentário não pôde ser enviado.
Obrigado por seu comentário. Sua mensagem foi enviada para aprovação e estará disponível em breve.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *