Pleno do CNS aprova oficinas regionais para tratar do financiamento da saúde
Como últimos pontos de pauta da 253ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Saúde (CNS), 5 e 6 de fevereiro, foram abordados os temas do recursos humanos e financiamento.
A Comissão Intersetorial de Recursos Humanos (CIRH/ CNS) trouxe ao Pleno os pareceres e encaminhamentos propostos pela Comissão para apreciação ordinária. Já sobre o financiamento, a Comissão Intersetorial de Orçamento e Financiamento (COFIN/CNS) apresentou seu cronograma de trabalho e trouxe para apreciação do Pleno a construção de oficinas regionais para discutir a pauta do financiamento da saúde. A ideia foi aprovada pela comissão, no final de 2013 e aprovada pelo Pleno na RO de hoje, 6.
Segundo Ronald Ferreira, coordenador da COFIN, “é estratégico o protagonismo do Controle Social na produção de instrumentos como o Plano Plurianual (PPA) ou o Plano Nacional de Saúde”. A oficina pretende promover um resgate histórico dos 25 anos do SUS e participar do processo decisório desses instrumentos de planejamento instituídos pela Constituição Federal de 1988. (Fonte: CNS)