Plenária Anual dos Dirigentes da CNTS vai debater conjuntura e ética profissional

CNTS

A Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde reúne seus diretores efetivos e suplentes, membros do Conselho Fiscal, delegados internacionais, membros do Conselho de Representantes e dos comitês especiais, dia 25 de novembro, em Brasília, para discutir questões relevantes como a conjuntura atual, condições de trabalho da enfermagem e ética profissional. A Plenária Anual dos Dirigentes da CNTS encerra as atividades do exercício de 2015, incluindo a realização de reuniões da diretoria e dos conselhos e comitês, para avaliação das ações e atividades de 2015 e perspectivas para 2016. Na oportunidade, será lançado o Selo do Jubileu de Prata da CNTS. Seus 25 anos serão destaque em todas as atividades e ações a serem realizadas no ano de 2016.

Esta plenária, mais que oportuna, é um momento para reflexão sobre os graves problemas políticos, econômicos, éticos e sociais que afligem a sociedade brasileira. Nós, trabalhadores, temos de estar conscientes de forma a poder contribuir para fortalecer a democracia e para a retomada do crescimento do país”, afirma o presidente da Confederação, José Lião de Almeida.

“Há um país a ser reconstruído. É preciso criar demanda para uma atividade produtiva que propicie condições para gerar o bem-estar social e a qualidade de vida”, ressalta Clemente Ganz Lúcio, diretor-técnico do Dieese, que fará palestra sobre a conjuntura político-econômica, e aponta riscos de desemprego, queda dos salários, redução de direitos trabalhistas e sociais, precarização da mão de obra e das relações de trabalho, entre outras ameaças.

A pesquisa Perfil da Enfermagem é outro tema relevante a ser discutido. O estudo revela que 10% dos trabalhadores da enfermagem sofreram acidentes de trabalho no período de um ano; apenas 30% afirmam se sentir seguros no local de trabalho; e é preocupante é o número de trabalhadores que atuam em subjornadas e recebem subsalários. Para a coordenadora, Maria Helena Machado, a pesquisa aponta que a categoria encontra dificuldades na hora de se inserir no mercado de trabalho. O debate será mediado por Manoel Neri da Silveira, presidente do Cofen, órgão parceiro na realização da pesquisa.

No campo da ética no exercício profissional, o advogado Péricles Duarte Gonçalves vai abordar a questão da responsabilidade civil dos trabalhadores no uso das mídias sociais. “A questão dos profissionais da saúde nas redes sociais é uma via de mão dupla. Ao mesmo tempo em que elas podem explicitar uma violação do direito do trabalhador, podem também prejudicar o profissional por qualquer mau uso. Portanto, é obrigação das entidades sindicais trazerem esta discussão para a realidade dos profissionais da saúde de forma que eles tomem as devidas precauções quando utilizarem as redes sociais”, alerta.

No ensejo das grandes mobilizações no Brasil e no mundo, do Dia Internacional de Combate à Violência contra a Mulher – 25 de novembro e pela Semana da Consciência Negra, a plenária será convidada a refletir sobre as causas e consequências dos crimes contra a mulher e da discriminação racial.

CNTS

Deixe sua opinião

Enviando seu comentário...
Houve um erro ao publicar seu comentário, por favor, tente novamente.
Por favor, confirme que você não é um robô.
Robô detectado. O comentário não pôde ser enviado.
Obrigado por seu comentário. Sua mensagem foi enviada para aprovação e estará disponível em breve.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *