Para comemorar 40 anos de Alma-Ata, OMS abre consulta sobre declaração preliminar de atenção primária
Saúde
No 40º aniversário da Declaração de Alma-Ata, a Organização Mundial da Saúde – OMS, em coordenação com o Unicef e o Ministério da Saúde do Cazaquistão, está organizando uma conferência global sobre Atenção Primária à Saúde a ser realizada entre os dias 25 e 26 de outubro de 2018, no Cazaquistão. A nova declaração sobre Atenção Primária à Saúde será apresentada durante esta conferência.
Desta forma, a OPAS/OMS no Brasil convida toda a comunidade da Saúde brasileira a participar desta iniciativa. Poderão participar gestores, técnicos, profissionais e usuários da Saúde, assim como instituições representativas, de classe e de pesquisa. A expectativa das organizações internacionais é que a Declaração de Astana sobre APS esteja de acordo com a Declaração de Alma-Ata original, englobando as atuais realidades dos países e identificando os desafios futuros para o avanço rumo à saúde para todos.
A representação da Organização Pan-Americana da Saúde – OPAS e Organização Mundial da Saúde no Brasil elaborou um guia de orientação para preenchimento da consulta sobre a versão preliminar da Declaração de Astana sobre Atenção Primária à Saúde. O texto da versão preliminar da Declaração de Astana sobre Atenção Primária à Saúde também foi traduzido para o português para facilitar a participação da comunidade brasileira.
A consulta está aberta até o dia 22 de julho, por meio do link https://extranet.who.int/dataform/789466?lang=en.