Foto: TST

Para assegurar dimensionamento adequado e descanso digno, CNTS e FNE solicitam mediação no MPT

Direitos Trabalhistas

A Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde (CNTS) e a Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) protocolaram pedido de mediação na Procuradoria-Geral do Trabalho – PGT do Ministério Público do Trabalho solicitando que o órgão busque uma solução para assegurar o dimensionamento adequado e descanso digno aos profissionais da Enfermagem no âmbito privado e filantrópico.

No ofício protocolado, as entidades solicitam audiências com os representantes da Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde) e a Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas – CMB, conforme devidamente fundamentado, visando a negociação entre as partes.

A CNTS e a FNE solicitam à Procuradoria do Ministério Público do Trabalho mediação e/ou intervenção para buscar compromisso com os representantes das instituições privadas, para que debatam os seguintes temas:

  • Resolução COFEN n. 543/2017 – que estabelece os parâmetros mínimos para dimensionar o quantitativo de profissionais das diferentes categorias de enfermagem para os serviços/locais em que são realizadas atividades de enfermagem;
  • Lei Federal n. 14.602/2023 – que dispõe sobre as condições de repouso dos profissionais de enfermagem durante o horário de trabalho;
  • Lei Federal n. 14.457/2022 – que institui o Programa Emprega + Mulheres, alterando dispositivos da CLT;

As normas citadas, atualmente são as que, vem gerando debates nos locais de trabalho, inclusive sendo o maior índice de denúncias, pedidos de investigações/instaurações de inquérito civil, encaminhados pelos Sindicatos Laborais ás Procuradorias Regionais do Trabalho, bem como, ações judiciais.

A mediação de negociação coletiva é fundamental para garantir um ambiente de trabalho justo e equilibrado, que respeite os direitos e deveres tanto dos trabalhadores quanto dos empregadores. As entidades acreditam que o MPT, como órgão responsável pela defesa dos direitos trabalhistas e pela promoção da justiça social, possui a autoridade e a imparcialidade necessárias para conduzir um processo de mediação efetivo.

CNTS

Deixe sua opinião

Enviando seu comentário...
Houve um erro ao publicar seu comentário, por favor, tente novamente.
Por favor, confirme que você não é um robô.
Robô detectado. O comentário não pôde ser enviado.
Obrigado por seu comentário. Sua mensagem foi enviada para aprovação e estará disponível em breve.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *