6
Foto: Greenpeace Brasil

Para aprender com Brumadinho

Artigos

Carlos Machado de Freitas*

Em pouco mais de três anos, o Brasil vivenciou os dois maiores desastres do mundo envolvendo barragens de mineração desde os anos 1960. O primeiro, em novembro de 2015, tendo origem na barragem de Fundão, em Mariana (MG), da mineradora Samarco, uma empresa joint-venture da companhia Vale S.A e da anglo-australiana BHP-Billiton. Foi o maior desastre em termos de quantidade de material lançado no meio ambiente e de extensão territorial (650 km) dos danos humanos e ambientais, atingindo 31 municípios em Minas e três no Espírito Santo, impactando a Bacia do Rio Doce.

O segundo agora, em janeiro de 2018, tendo origem na barragem da mina Córrego do Feijão, em Brumadinho (MG), da companhia Vale S.A. Ainda que não se tenha o número total de óbitos, se considerarmos os corpos já encontrados com as mais de 250 pessoas que continuam desaparecidas, com poucas chances de ainda serem encontrados sobreviventes, tudo indica que o número de óbitos ultrapassará 300. Será não só um dos maiores desastres dos últimos 80 anos em termos de óbitos, mas também o maior acidente de trabalho já registrado no Brasil. Além dos impactos humanos, há ainda os ambientais e que estão em curso, uma vez que foram lançados 13 milhões de metros cúbicos, e o impacto sobre o Rio Paraopeba tem o potencial de se ampliar sobre a Bacia do São Francisco.

Não são eventos isolados, mas que fazem parte dos riscos sistêmicos e amplos que envolvem um universo de mais de 24 mil barragens cadastradas pela Agência Nacional de Águas, sendo que as barragens de mineração e cavas exauridas cadastradas no DNPM ultrapassavam 660 presentes em cerca de 160 municípios do país. Esses riscos sistêmicos resultam de um modelo do desenvolvimento obsoleto e com altos custos ambientais e humanos. Temos que mudar esse quadro e já.

Embora o Brasil tenha, em março de 2015, adotado Marco de Sendai para a Redução de Riscos de Desastres 2015-2030 (Marco de Sendai), pouco se avançou no país. Junto com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, integra a Agenda para o mundo até 2030.

Futuros seguros e sustentáveis exigem ainda mais atenção e aprendizagem quando os momentos não parecem tão propícios. Se queremos para o país, em 2030, um futuro diferente, esse deve iniciar já. O Marco de Sendai fornece um caminho. Exige a reformulação da situação atual dos modelos de compreensão e governança dos riscos, com o fortalecimento dos órgãos governamentais (com recursos humanos, técnicos e financeiros necessários) e ampliação da participação da sociedade através das representações das comunidades expostas e afetadas, ONGs relacionadas ao tema e instituições acadêmicas.

Esse caminho envolve: prevenir riscos pela criação de novas barragens com tecnologias obsoletas e perigosas; reduzir os riscos existentes através da ampla fiscalização e auditorias nas mais de 24 mil barragens existentes (cerca de 42% não possuem outorga ou licenciamento); ter planos de emergências que não sejam só no papel e que envolvam a participação efetiva de trabalhadores e comunidades (apenas cerca de 3% possuem planos); estruturar sistemas de alerta e alarme que efetivamente contribuam para salvar vidas com exercícios regulares; fortalecer as capacidades de preparação e respostas nos municípios vulneráveis aos riscos de barragens; garantir que os processos de recuperação dos ecossistemas e da saúde dos trabalhadores e populações afetadas, assim como de reconstrução melhor e mais segura das condições de vida para e com as pessoas afetadas.

*Pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz), coordenador do Centro de Estudos e Pesquisas em Emergências e Desastres da ENSP e integrante da Estratégia Internacional das Nações Unidas para a Redução de Desastres. O artigo foi originalmente publicado no jornal ‘O Globo’, em 31 de janeiro de 2019.

CNTS

Deixe sua opinião

Enviando seu comentário...
Houve um erro ao publicar seu comentário, por favor, tente novamente.
Por favor, confirme que você não é um robô.
Robô detectado. O comentário não pôde ser enviado.
Obrigado por seu comentário. Sua mensagem foi enviada para aprovação e estará disponível em breve.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *