País gera 29,6 mil vagas em janeiro, alta de 2,4% frente 2013
Brasil gerou 29,6 mil empregos com carteira assinada em janeiro, alta de 2,4% frente ao volume de postos criados no mesmo mês do ano passado, segundo dados do Caged (Cadastro Geral de Empregos) divulgados hoje.
O saldo do mês passado, contudo, ainda está muito distante do registrado em janeiro de 2012, quando 118,9 mil vagas surgiram. Em 2011, foram 152 mil.
“O importante são os últimos seis meses. Há uma tendência que se consolida de crescimento. Pode ser muito pequena, mas não é negativa”, afirmou o ministro do Trabalho, Manoel Dias.
Com os dados de janeiro, chegou-se ao sexto mês consecutivo de crescimento na geração de vagas frente ao mesmo mês do ano anterior.
Dias reafirmou a estimativa de geração de 1,4 milhão a 1,5 milhão de empregos este ano, o que representaria um avanço de cerca de 30% frente ao alcançado em 2013.
Segundo o ministro, não há indicativo “de ruptura do processo de crescimento” e deve haver alta nos setores de serviços, indústria e, especialmente, construção civil, devido aos investimentos do governo.
Já a taxa de desemprego nas seis maiores regiões metropolitanas (Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Porto Alegre, Belo Horizonte e Salvador) ficou em 4,8% em janeiro, informou nesta quinta-feira a Pesquisa Mensal de Emprego (PME), do IBGE. É a menor taxa para o mês desde o início da série histórica, em 2002. A renda média real do trabalhador teve alta de 0,2% na comparação com dezembro, para R$ 1983,80.
A taxa de desemprego em janeiro ficou 0,5 ponto acima da de dezembro, mas ainda é menor do que a de janeiro do ano passado, de 5,4%. Houve alta de 9,6% na comparação com dezembro. O contingente de desocupados ficou em 1,2 milhão de pessoas. (Fonte: Folha de SP e O Globo)