24
Foto: Roque de Sá/Agência Senado

Organizações da Saúde apresentam Plano Nacional de Enfrentamento à Covid-19 para parlamentares e gestores

Saúde

Respeito à ciência, competência técnica, capacidade gestora e responsabilidade política são os pilares que orientam o Plano Nacional de Enfrentamento à Covid-19.

Diversas entidades da área da Saúde se uniram para elaboração do Plano Nacional de Enfrentamento à Covid-19, que será apresentado a parlamentares, gestores, secretários de Saúde e sociedade civil nesta sexta-feira, 3, durante evento virtual com transmissão ao vivo pelo site e Youtube do Conselho Nacional de Saúde – CNS.

A ação é motivada pela necessidade imediata de mudanças na forma atual de combater a pandemia do novo coronavírus. Para isso, o documento considera aspectos biomoleculares e clínicos, estratégias epidemiológicas para reduzir a transmissibilidade, estrutura do sistema brasileiro de Ciência, Tecnologia e Inovação – CT&I e do Sistema Único de Saúde – SUS, qualificação da rede de Atenção Primária em Saúde, entre outros.

Respeito à ciência, competência técnica, capacidade gestora e responsabilidade política são os pilares que orientam o Plano Nacional de Enfrentamento à Covid-19, que também apresenta a complexidade da pandemia e considera as necessidades específicas das populações vulnerabilizadas.

O documento foi elaborado pelas entidades que compõem a coordenação da Frente Pela Vida, sendo: o Conselho Nacional de Saúde, a Associação Brasileira de Saúde Coletiva – Abrasco, o Centro Brasileiro de Estudos de Saúde – Cebes, a Sociedade Brasileira de Bioética – SBB e a Associação Rede Unida.

Também houve contribuições da Associação Brasileira de Enfermagem – Aben, da Sociedade Brasileira de Virologia – SBV, da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical – SBMT, da Rede de Médicas e Médicos Populares – RMMP e da Associação Brasileira de Médicas e Médicos pela Democracia – ABMMD.

Resposta ao descaso do poder público – Para o presidente do CNS, Fernando Pigatto, é fundamental somar esforços e contribuir com ações que auxiliem no entendimento e enfretamento à doença. “Desde antes de o coronavírus chegar ao Brasil, o Conselho Nacional de Saúde já se preocupava com a saúde da população e vinha agindo de diferentes maneiras para salvar vidas. Nos manifestamos publicamente e cobramos ações efetivas das autoridades, principalmente do governo federal. Agora, estamos juntos na Frente pela Vida e levamos nossas contribuições para este importante plano de enfrentamento à pandemia”, afirma.

O plano comprova que a ciência e a sociedade brasileira são capazes de produzir uma resposta alternativa ao descaso e às ações ineficazes do governo brasileiro, que já permitiu a ocorrência de mais de um milhão de casos confirmados e quase 60 mil mortes causadas pela Covid-19.

O documento está aberto para consulta e contribuições no site da Frente Pela Vida, www.frentepelavida.org.br. O lançamento público terá a presença dos presidentes das Frentes Parlamentares do Congresso Nacional. Confira a íntegra do documento, clicando aqui.

Fonte: Conselho Nacional de Saúde
CNTS

Deixe sua opinião

Enviando seu comentário...
Houve um erro ao publicar seu comentário, por favor, tente novamente.
Por favor, confirme que você não é um robô.
Robô detectado. O comentário não pôde ser enviado.
Obrigado por seu comentário. Sua mensagem foi enviada para aprovação e estará disponível em breve.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga a CNTS
nas Redes Sociais