3

Oficina da CNTS aprova comunicação integrada com as bases

Foi dado o pontapé inicial para maior integração da comunicação da CNTS com as federações filiadas e sindicatos vinculados. A decisão ocorreu durante a Oficina de Comunicação da CNTS, realizada nos dias 29 e 30, em Brasília, com a participação de dirigentes e assessores de imprensa. Essa integração tem por objetivo consolidar a imagem dos trabalhadores da saúde junto à grande mídia e da população em geral, além de estreitar os laços entre as bases.

Pois conforme os debates, ficou explícito que “o movimento sindical que não se comunica, é como um exército sem armas”, portanto, praticar uma comunicação eficaz é pré-requisito para mostrar que existe uma força que impede que os brasileiros tenham melhores salários, que existem muitos ganhando com o sucateamento da saúde, da educação, da previdência e da segurança.

No painel sobre marketing interno e externo de comunicação sindical, Fausto Augusto Junior, diretor técnico do Dieese na área de educação e comunicação, explicou que o movimento sindical é bombardeado todos os dias pela grande mídia como o grande vilão da história e somente através da comunicação será possível desconstruir essa imagem. “O movimento sindical precisa rebater diariamente a má fama que os trabalhadores mal informados e a mídia fazem dele, tudo isso com menos espaço e recursos. Por isso, a necessidade de usar comunicação criativa, mostrando tudo que os trabalhadores conquistaram por conta do sindicalismo, e o quanto eles podem ganhar quando há um movimento unido e forte”, afirmou.

Instrumento de mobilização – Para Marcio Carvalho, mestrando em educação e especialista em redes sociais, a comunicação sindical precisa ser informativa, mas também organizativa e de mobilização. “Cada vez que a classe trabalhadora é atacada, ela se organiza mais, então a tendência do movimento é entender isso. A nossa comunicação é uma decisão política, então, ela não é só uma questão de informação, algo burocrático e administrativo dos sindicatos. O movimento sindical é o representante mais que legítimo do conjunto da população. É obvio que a nossa comunicação tem o papel cada vez mais importante nas redes sociais, tanto porque é importante o sindicato se comunicar, quanto os trabalhadores querem saber mais”, explanou durante o painel sobre atuação do assessor de imprensa frente às novas mídias sociais.

Carvalho também mostrou algumas normas de como aumentar o engajamento do sindicalismo através das redes sociais, tais como: utilizar todos os formatos de conteúdo, ou seja, links, texto, vídeo e imagens; a cada 10 posts no facebook, reservar 2 para divulgar seus serviços e 8 para gerar engajamento e conteúdo; humanizar o conteúdo; responder os comentários; usar linguagem simples e fugir de termos muito técnicos; usar atualizações curtas, entre 10 palavras ou menos; se errar, conserte o mais rápido possível, conhecer o melhor horário para publicar; e celebrar datas comemorativas.  

Arcelina Helena Publio, criadora e editora do Jornal do Diap, que participou do painel sobre atuação da assessoria no âmbito político-sindical, falou da importância da aproximação dos sindicatos com a base. Segundo ela, essa experiência foi fundamental para a participação do movimento sindical durante a elaboração da Constituição de 1988. 

Decisões – Para o tesoureiro-geral da CNTS, Adair Vassoler, o grande desafio do sindicalismo é fazer com que a comunicação ganhe musculatura para disputar audiência. “Nossa comunicação é fragmentada e podemos estar agrupados de maneira articulada e conseguir uma narrativa diferente da grande mídia para disputar a atenção dos trabalhadores. Aprendemos nessa Oficina as experiências que cada sindicato e federação realizam em suas regiões e vamos pensar no melhor modelo para que nossa comunicação seja mais integrada e tenha mais força diante das lutas que estarão por vir”, destacou.

Durante o evento, ficou acordado que o primeiro passo que a CNTS dará para integrar sua comunicação será montar um grupo de contato composto por todos os assessores de imprensa da Confederação, federações filiadas e sindicatos vinculados. Além de usar comunicação mais dinâmica e ágil seja através das redes sociais ou de suas publicações através do site da entidade.  






CNTS

Deixe sua opinião

Enviando seu comentário...
Houve um erro ao publicar seu comentário, por favor, tente novamente.
Por favor, confirme que você não é um robô.
Robô detectado. O comentário não pôde ser enviado.
Obrigado por seu comentário. Sua mensagem foi enviada para aprovação e estará disponível em breve.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *