Nova rodada do ACT 2024/2025 da Ebserh discutiu férias, jornada especial e saúde e segurança no trabalho
ACT EBSERH
Representantes da CNTS e dos Sindserh’s filiados participaram nos dias 28 e 29 de fevereiro, de mais uma rodada de negociação do Acordo Coletivo 2024/2025 da Ebserh, que teve como tema a prorrogação do ACT 2023/2024, férias, compensação de jornada e jornada especial.
Na noite desta quinta-feira, 29, a CNTS promoveu uma Live para divulgar os informes da segunda rodada da Mesa de Negociação. A live teve a participação de André Santos, Diretor de Negociação Coletiva da Confederação e presidente do Sindserh-RN, Edleuzo Cavalcante, Diretor do Sindserh-DF, Adriano Furtado, coordenador do Sindserh-PB, Marcelo Henrique, coordenador do Sindserh-RN, diretor do Sindserh-PE e Luciana Milagres, Diretora do Sindserh-MG.
No encontro, os representantes dos trabalhadores informaram que o ACT 2023/2024 foi prorrogado por até 60 dias, com extensão de todos os benefícios garantidos no ACT. Além da garantia de dois dias de abono, que podem ser solicitados a partir desta sexta-feira, 1º de março.
Os dirigentes também informaram que a proposta da CNTS apresentada na Mesa de negociação requer que as férias dos empregados possam ser fracionadas em até 6 (seis) períodos de qualquer quantidade cada, desde que nenhum deles seja inferior a 5 (cinco) dias corridos. E caso o trabalhador opte por adiantar o salário no período de férias, o valor poderá ser dividido em até quatro parcelas.
Com relação à jornada especial, ainda existem pendências da equipe técnica com relação a este tema, mas a Confederação defendeu que as jornadas especiais (12×36, 12×60 e 24×72) sejam para todos os trabalhadores, sejam eles médicos, assistenciais e administrativos. Com relação à flexibilização dos intervalos interjornadas, a proposta é para no mínimo 11h e limitada em até cinco vezes no mês nas situações previstas nos §§ 1º, 2º, devendo ser resguardado, no mínimo, três vezes por interesse do empregado.
Também foi informado que a Ebserh vai criar um Grupo de Trabalho para discutir a criação uma norma de implementação de redução de carga horária para os empregados(as) pais de filhos PCD.
A próxima rodada de negociação ocorre nos dias 13 e 14 de março. Confira a íntegra da proposta da CNTS, clicando aqui.