Nova rodada do ACT 2024/2025 da Ebserh discutiu férias, jornada especial e saúde e segurança no trabalho

ACT EBSERH

Representantes da CNTS e dos Sindserh’s filiados participaram nos dias 28 e 29 de fevereiro, de mais uma rodada de negociação do Acordo Coletivo 2024/2025 da Ebserh, que teve como tema a prorrogação do ACT 2023/2024, férias, compensação de jornada e jornada especial.

Na noite desta quinta-feira, 29, a CNTS promoveu uma Live para divulgar os informes da segunda rodada da Mesa de Negociação. A live teve a participação de André Santos, Diretor de Negociação Coletiva da Confederação e presidente do Sindserh-RN, Edleuzo Cavalcante, Diretor do Sindserh-DF, Adriano Furtado, coordenador do Sindserh-PB, Marcelo Henrique, coordenador do Sindserh-RN, diretor do Sindserh-PE e Luciana Milagres, Diretora do Sindserh-MG.

No encontro, os representantes dos trabalhadores informaram que o ACT 2023/2024 foi prorrogado por até 60 dias, com extensão de todos os benefícios garantidos no ACT. Além da garantia de dois dias de abono, que podem ser solicitados a partir desta sexta-feira, 1º de março.

Os dirigentes também informaram que a proposta da CNTS apresentada na Mesa de negociação requer que as férias dos empregados possam ser fracionadas em até 6 (seis) períodos de qualquer quantidade cada, desde que nenhum deles seja inferior a 5 (cinco) dias corridos. E caso o trabalhador opte por adiantar o salário no período de férias, o valor poderá ser dividido em até quatro parcelas.

Com relação à jornada especial, ainda existem pendências da equipe técnica com relação a este tema, mas a Confederação defendeu que as jornadas especiais (12×36, 12×60 e 24×72) sejam para todos os trabalhadores, sejam eles médicos, assistenciais e administrativos. Com relação à flexibilização dos intervalos interjornadas, a proposta é para no mínimo 11h e limitada em até cinco vezes no mês nas situações previstas nos §§ 1º, 2º, devendo ser resguardado, no mínimo, três vezes por interesse do empregado.

Também foi informado que a Ebserh vai criar um Grupo de Trabalho para discutir a criação uma norma de implementação de redução de carga horária para os empregados(as) pais de filhos PCD.

A próxima rodada de negociação ocorre nos dias 13 e 14 de março. Confira a íntegra da proposta da CNTS, clicando aqui.

 

CNTS

Deixe sua opinião

Enviando seu comentário...
Houve um erro ao publicar seu comentário, por favor, tente novamente.
Por favor, confirme que você não é um robô.
Robô detectado. O comentário não pôde ser enviado.
Obrigado por seu comentário. Sua mensagem foi enviada para aprovação e estará disponível em breve.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *